O papel da filosofia e sua trajetória na educação brasileira

Autori

  • Carla da Silva Barreto Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Thiago Vita Baraúna Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Parole chiave:

Filosofia. Brasil. Educação.

Abstract

O debate sobre o exercício da Filosofia no âmbito educacional brasileiro requer, necessariamente, a contextualização deste fato, apresentando os principais problemas que o envolve e, por conseguinte, retomar o processo histórico de como foi, e ainda é, a difícil trajetória do ensino filosófico no Brasil. Essa é a tarefa cuja realização é proposta no presente artigo. O texto científico tem como objetivo – ainda que sucintamente – levantar uma discussão preliminar relativa à questão do papel que a Filosofia desempenhou ao longo da história na educação brasileira e como o pensar crítico e transformador característico da atividade filosófica constituía – e ainda se constitui – uma ameaça ao poder e à ordem vigentes à medida que se propõe a formar consciências que reflitam sobre os problemas reais da sociedade. Apresentar que o ensino da disciplina de Filosofia no Brasil revestiu-se com a roupagem da alienação e do dogmatismo que jamais visou à formação do espírito crítico e a qualquer outro pensamento que se oporia ao status quo. Logo, para chegar ao objetivo deste artigo, daremos ênfase ao processo do ensino de Filosofia que inibe todo e qualquer pensar crítico, assim como o movimento pendular da Filosofia nos currículos educacionais brasileiros, situação que infelizmente persiste desde meados do século XVI até os dias atuais, bem como discutir o importante papel reflexivo que deve ser desempenhado pela disciplina filosófica, principalmente no que remete ao atual momento nevoento e desafiador vivido no Brasil.

Biografie autore

Carla da Silva Barreto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestranda em Filosofia Ética pela Universidade Federal do Ceará.

Thiago Vita Baraúna, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrando em Filosofia Social e Política pela Universidade Estadual do Ceará.

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Pubblicato

2022-12-22

Fascicolo

Sezione

Artigos