Os presbíteros na igreja hoje
Parole chiave:
Presbíteros. Serviço. Testemunho. Igreja.Abstract
O Concílio Vaticano II possibilitou uma aproximação dialogal entre a Igreja e o mundo. O ministério presbiteral frente a sociedade pluralista, que se transforma velozmente ao longo dos anos, traz novas exigências e principalmente a necessidade do redescobrimento de sua identidade e missão. O presbítero é um servo escolhido por Deus como o bom-samaritano, que derrama o óleo da alegria sobre as feridas da humanidade. Portanto, o presente artigo quer refletir acerca da identidade e da missão dos presbíteros para a Igreja hoje.
Riferimenti bibliografici
BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial CNBB. Brasília: CNBB. 6ª ed. 2022.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
CELAM. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília; Rio de Janeiro: Edições CNBB; Paulus; Paulinas, 2007.
CONCÍLIO VATICANO II. Mensagens, discursos e documento. Tradução de Francisco Catão. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
DANTAS, J. P. de M. Consagrados para a missão – Teologia do Sacramento da Ordem. 2ª ed. Campinas-SP: Editora Ecclesiae, 2018.
JOÃO PAULO II. Exortação apostólica Pós-sinodal Pastores dabo vobis. São Paulo: Editora Paulinas, 1992.
PAPA FRANCISCO. Gaudete et exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2018.
SANTOS, J. B. dos. Nunca pare de sonhar: o presbítero que ama Jesus e sua Igreja. São Paulo: Paulus, 2015. (Coleção Comunidade e missão).
TABORDA, F. A Igreja e seus ministros: uma teologia do ministério ordenado. São Paulo: Paulus, 2011. (Coleção Teologia sistemática).
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Logos & Culturas
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.