Il SECONDO WITTGENSTEIN: LA LINGUA E IL SUO USO QUOTIDIANO
Parole chiave:
Wittgenstein. Linguagem. Jogos de Linguagem. Linguagem Privada.Abstract
O pensamento de Ludwig Wittgenstein é caracterizado como uma filosofia analítica da linguagem dividida em duas fases: a primeira obra Tratactus, e a posterior, Investigações Filosóficas. O presente artigo se ocupará em abordar a temática da linguagem wittgensteiniana a partir da sua segunda obra, que é considerada como uma inovação em relação à primeira. Buscar-se-á compreender e clarificar o pensamento de Ludwig a partir dos conceitos jogos de linguagem, uso das palavras, ensino ostensivo e linguagem privada, bem como compreender o seu objetivo ao escrever a segunda obra, que é superar os problemas da filosofia tradicional.
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, João Paulo Maciel de. Linguagem privada em Wittgenstein: Sensação, comportamento e outras mentes. Recife, 2014. Disponível em:<https://repositorio.ufpe.br/bitstreamBAjo.pdf> Acesso em: 15.jun.2018.
GLOCK, Hans-Johann. Dicionário Wittgenstein. Tradução de Helena Martins. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
PINTO, Paulo Roberto Margutti; BRITO, Emídio Fontenele de; CHIANG, Luiz Harding. (Org.). Filosofia e Método. São Paulo, 2002, v.15, p. 125-145.
JUNG, Pedro Ernesto Neubarth; COLETTI, Luciana. Investigações Filosóficas: a vida, as obras e o Giro Linguístico em Ludwig Wittgenstein. Revista Filosofazer. Passo Fundo, RS. 2016.
RUSSEL, Bertrand. Retratos de memoria y otros ensayos. Tradução de Manuel Súarez. Madrid: Alianza Editorial, 1976.
SPICA, Marciano Adilio. Wittgenstein: a religião para além do silêncio. Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp114094.pdf>. Acesso em: 15.jun.2018.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Tradução de Marcos G. Montagnoli. Petropólis: Vozes, 1994.
ZILLES, Urbano. O racional e o místico em Wittgenstein. 3ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Logos & Culturas
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.