Amor líquido e amor caritas: visão da Logoterapia sobre relações amorosas na contemporaneidade

Autores

  • Prescilla Rocha de Sousa
  • Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha

Palavras-chave:

Amor Líquido. Contemporaneidade. Amor Caritas. Logoterapia.

Resumo

Nas sociedades contemporâneas, a dimensão do amor se mostra em ampla variedade de modelos e práticas que convivem e, muitas vezes, são antagônicos. Recentemente, desenvolvimentos econômicos, tecnológicos e culturais propiciaram o surgimento de uma influente forma de amor, que Bauman definiu como “líquido”. Na sociedade brasileira, além do crescente impacto do “amor líquido” nas relações, evidencia-se, também, como resultado da influência milenar do cristianismo, outro tipo relevante de amor, que Bento XVI distinguiu como “caritas”. De forma a contribuir para melhor compreensão da complexa dinâmica psicológica das relações humanas afetadas pelos modelos e práticas dos tipos de amor líquido e amor caritas, realizou-se um estudo comparativo entre ambos. A metodologia empregada nesta pesquisa qualitativa foi fundamentada na Análise de Conteúdo, autoria de Bardin, da literatura de Bauman e Bento XVI. A análise categórica revelou-se eficaz para evidenciar características constantes dos conceitos de amor, seus significados e relações. As categorias comparativas que emergiram, tendo como meio de análise o referencial teórico-vivencial da Logoterapia, evidenciaram-se relevantes para os objetivos desta pesquisa: liberdade, responsabilidade, sentido de vida, capacidade de sofrimento, abertura ao transcendente, dinâmica de amor, capacidade de se vincular, alteridade e o próprio conceito de amor.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BAUMAN, Z. 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

BENTO XVI. Carta Encíclica Deus Caritas Est. São Paulo: Paulinas, 2006.

FRANKL, V. E. Em Busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração. São Leopoldo: Sinodal, 2003.

REY, F. L. G. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Thomson Pioneira, 2002.

ROCHA, L. D. L. de A. A experiência de lazer para adolescentes inseridos em contextos violentos. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2009.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber. Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PAREDES, José Cristo Rey García Paredes. O que Deus uniu. Lisboa: Editora Paulus, 2006.

XAUSA, Izar Aparecida de Moraes. A Psicologia do Sentido da Vida. Petrópolis: Vozes, 1988.

Downloads

Publicado

2021-09-11

Como Citar

DE SOUSA, P. R.; ROCHA, L. D. L. de A. Amor líquido e amor caritas: visão da Logoterapia sobre relações amorosas na contemporaneidade. Kairós, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 84–100, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/144. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos