O envolvimento do ser infinito no ser finito: uma abordagem sobre o sentido do ser em Edith Stein

Autores

  • Maria Célia dos Santos

Palavras-chave:

Ser. Verdade. Razão. Fé. Deus.

Resumo

O presente trabalho é uma abordagem sobre o significado da procura do fundamento eterno do ser finito elaborada por Edith Stein, fenomenóloga, assistente de Edmund Husserl. Aproximar-se das coisas, dos objetos, de qualquer experiência para alcançar-lhes o sentido mais profundo, parecia a Edith Stein um sinal luminoso apontando para o caminho certo. Uma verdade que não há de depender tanto dos esforços e situações humanas quanto do oferecimento que de si mesmas fazem as coisas. Aproxima-se da fenomenologia, de Husserl, da sua ideia de chegar à estrutura primeiríssima do fenômeno. Mas a fenomenologia não foi suficiente para sossegar o coração de Edith Stein que, ao longo do tempo, terá que se convencer de que a tentativa de Husserl de fundamentar, no próprio homem, o sentido da existência e seu horizonte de inteligibilidade, era insuficiente. Mesmo continuando fiel ao seu mestre Edmund Husserl, Edith Stein se lança na procura de outro domínio capaz de fornecer uma claridade mais definida. Seria necessário formular a questão fundamental de sua busca para direcionar melhor seus esforços à procura do fundamento eterno do ser finito. Começa a trabalhar incansavelmente para uma integração e um enriquecimento mútuo, sentindo a necessidade de introduzir a filosofia moderna dentro do cristianismo, na tentativa de harmonizar a fenomenologia com o tomismo. Em sua obra filosófica considerada mais importante Ser finito e ser eterno, reafirma sua fidelidade ao antigo mestre e à escola fenomenológica. Para ela, a oposição mais aguda estava no fato de a fenomenologia transcendental ser fundamentalmente egocêntrica, ao passo que a filosofia católica era teocêntrica. Sua reflexão parte do ser finito para chegar ao Ser eterno.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2005.

AGOSTINHO. A Trindade. São Paulo, SP: Paulus, 1984.

AGOSTINHO. Confissões. São Paulo, SP: Paulus, 1997.

AGOSTINHO. Solilóquios e A vida feliz. São Paulo, SP: Paulus, 1998.

AGOSTINHO. A Cidade de Deus. São Paulo: Ed. Universitária Franciscana, 2007.

ALES BELLO, Ângela. A fenomenologia do ser humano: traços de uma filosofia no feminino. Bauru: EDUSC, 2000.

ALES BELLO, Ângela. Fenomenologia e Ciências Humanas. Bauru: EDUSC, 2004.

AQUINO, Tomás de. Verdade e Conhecimento. Tradução, estudos introdutórios e notas de Luiz Jean Lauand e Mário Bruno Sproviero. São Paulo: Martins fontes, 2002.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica I. Introdução e notas: Thomas d ́Aquin – Somme Théologique, Les Editions du Cerf, Paris, 1984; Texto latino de Editio Leonina, Turim, Roma, 1948. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

AQUINO, Tomás. O ente e a essência. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

HEIDEGGER, Martin. O que é a metafísica. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

HUSSERL, Edmund. A Idéia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2000.

HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas. Três volumes. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2005.

KANT, I. Prolegômenos a toda a Metafísica Futura. Lisboa: Edições 70, 1982.

MUÑOZ, Florêncio Garcia. Edith Stein, signo de contradicción. Madrid: San Pablo, 2007.

ROJO, Ezequiel Garcia. Uma mujer ante la verdad. Aproximações a la filosofia de Edith Stein. Madrid: Editorial de Espiritulidad, 2002.

STEIN, Edith. Autorretrato epistolar (1916-1942). Madrid: Editorial de espiritualidad, 1996.

STEIN, Edith. A filosofia existencial de Martin Heidegger. In: Obras Completas, vol. III. Burgos: Ediciones El Carmelo, Editorial de Espiritualidad e Editorial Monte Carmelo, 2007.

STEIN, Edith. Escritos essenciales. Editorial Sal Terrae, 2003

STEIN, Edith. La estructura de la persona humana. Madrid: BAC, 1998.

STEIN, Edith. La mujer. Su papel según la natureza y la gracia. Madrid: Palabra, 1998.

STEIN, Edith. Obras Completas, vol. III. Burgos: Ediciones El Carmelo, Editorial de Espiritualidad e Editorial Monte Carmelo, 2007.

STEIN, Edith. Obras selectas. Burgos: Editorial Monte Carmelo, 2002.

STEIN, Edith. Ser finito e ser eterno. In: Obras Completas, vol. III. Burgos: Ediciones El Carmelo, Editorial de Espiritualidad e Editorial Monte Carmelo, 2007..

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

SANTOS, M. C. dos . O envolvimento do ser infinito no ser finito: uma abordagem sobre o sentido do ser em Edith Stein . Kairós, Fortaleza, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/184. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos