A origem da responsabilidade ética

Autores

  • Lúcio Álvaro Marques Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Letícia Simão de Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Levinas. Responsabilidade. Rosto. Assimetria. Filosofia.

Resumo

Emmanuel Levinas, filósofo, herdeiro da cultura judaica, já tinha proximidade aos livros desde novo, devido a influência de seu pai, um livreiro. O mesmo é responsável por obras como Totalidade e Infinito, utilizada no presente artigo com o objetivo de analisar o pensamento do filósofo acerca da responsabilidade ética com outrem. O rosto é a parte essencial do estudo quando se fala sobre a responsabilidade, pois é a parte do nosso corpo em que se encontram as feições que são responsáveis pela comunicação face-a-face, que transmite sentimentos mesmo que involuntariamente. É através desse encontro face-a-face que entra a responsabilidade com o Outrem, essa que, para Levinas, se trata de uma responsabilidade ética. A responsabilidade é uma obrigação, queira ou não. E é a partir desse momento que se compreende que a responsabilidade “retira” a liberdade, pois as próprias atitudes afetam todos ao redor, e não apenas a si. Com isso, Levinas continua seu estudo acerca da responsabilidade ética, que é insubstituível e imutável para com o eu e com o outrem.

Referências

CHACON, D. R. A. Rosto e Responsabilidade na filosofia da Alteridade em Emmanuel Levinas. Intuitio. Porto Alegre, v. 8, n. 2, dez./2015, p. 15-24.

COSTA, M. L. Levinas: uma introdução. Trad. J. Thomaz Filho. Petrópolis: Vozes, 2000.

CRISCHLEY, S.; BERNASCONI, R. The Cambridge Companion to Levinas. London: Cambridge University Press, 2004.

KESTERING, J. C. Sobre o diálogo: introdução a uma leitura filosófica de E. Levinas e H.U. v. Balthasar. Campina Grande: EDUEP, 2008.

LEVINAS, E. Ética e infinito. Trad. J. Gama. Lisboa: 70, 1982.

LEVINAS, E. Totalidade e infinito. Trad. J. P. Ribeiro. Lisboa: 70, 1980.

LOPES, M. M. C. Nova Semântica da ética em Emmanuel Levinas: rosto e responsabilidade. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Belo Horizonte: FAJE, 2012.

POIRIÉ, F. Emmanuel Levinas: ensaio e entrevistas. Trad. J. Guinsburg, M. Honorio e Godoy e T. Blumenthal. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SOARES, D. M., O outro na filosofia de Emmanuel Levinas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia). Campina Grande: UEPB, 2011.

SOUZA, R. T. Um grande livro em minha vida. “Totalidade e Infinito”, ensaio sobre a exterioridade de Emmanuel Levinas. 2018. Disponível em: https://timmsouza.blogspot.com/2018/12/um-grande-livro-em-minha-vida.html. Acesso em: 01.jun.2019.

WALDENFELS, Bernard. Levinas and the face to the other. In: CRISCHLEY, S. & BERNASCONI, R. The Cambridge Companion to Levinas. London: Cambridge University Press, 2004.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

ÁLVARO MARQUES, L.; SIMÃO DE SOUZA, L. A origem da responsabilidade ética. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 43–55, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/202. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos