Verdade, sabedoria e felicidade em Agostinho de Hipona

Autores

  • Francisco Guilherme Alves Correia Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Palavras-chave:

Verdade. Sabedoria. Felicidade.

Resumo

Na teoria do conhecimento de Agostinho de Hipona, encontramos três conceitos centrais vinculados: verdade, sabedoria e felicidade. Dessa maneira, a felicidade, para Agostinho, é a finalidade do filosofar e o seu alcance se dá na posse da sabedoria, que consiste na descoberta da verdade. A partir disso, desenvolve-se toda a argumentação agostiniana em torno do conhecimento. Nesse artigo, buscamos compreender esses conceitos nas obras de juventude de Agostinho, após o período de conversão até o presbiterado em Hipona, analisando o desenvolvimento da sua teoria sobre a verdade. Para isso, utilizaremos o método de análise estrutural, com o objetivo de compreender os desenvolvimentos dessas questões dentro da lógica do pensamento do hiponense, analisando, em seus diálogos filosóficos, as gradações e as ordens hierárquicas que ele estabelece, para então entendermos o corpo que sustenta sua compreensão da verdade. Nosso trabalho terá três momentos: primeiramente analisaremos o debate com os acadêmicos sobre a possibilidade do conhecimento da verdade; em segundo lugar, desenvolveremos a compreensão da verdade como fundamento para o juízo certo da razão, para depois, no terceiro momento, averiguarmos a relação da verdade com a sabedoria e a felicidade. Desse modo, concluiremos que na arquitetônica agostiniana, o conceito de verdade se unirá ao de sabedoria. Desse modo, a felicidade será almejada quando o acesso a esses dois ideais for concretizado.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus: contra os pagãos. Tradução de Oscar Paes Leme. 3ª ed. Petrópolis; São Paulo: Vozes/Federação Agostiniana Brasileira, 1991. 589 p.

AGOSTINHO, Santo. A Verdadeira Religião. Tradução, organização introdução e notas de Ir. Nair de Assis Oliveira, C.S.A. 5ª ed. São Paulo: Paulus, 2002. (Coleção Patrística, n. 19).

AGOSTINHO, Santo. Contra os acadêmicos. Tradução de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 2008. 415 p. (Coleção Patrística, n. 24).

AGOSTINHO, Santo. O Livre-arbítrio. Tradução, organização introdução e notas de Ir. Nair de Assis Oliveira, C.S.A. 5ª ed. São Paulo: Paulus, 2008. (Coleção Patrística, n. 8)

AGOSTINHO, Santo. Solilóquios. A Vida feliz. Tradução, introdução e notas de Adaury Fiorotti, Nair de Assis Oliveira e Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 1998. 157 p. (Coleção Patrística, n. 11)

BERALDI, Adriano Cesar Rodrigues. Beatitude e sabedoria em Agostinho: estudos sobre as fontes pagãs no De Beata Vita a partir do termo philosophia. 106f. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

BOEHNER, Philotheus e GILSON, Étienne. História da Filosofia Cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa. Tradução e notas de Raimundo Vier. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

COSTA, Marcos Roberto Nunes. 10 lições sobre Santo Agostinho. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

COSTA, Marcos Roberto Nunes. Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho. Recife: Universidade Católica de Pernambuco; Edições Loyola, 2009.

GILSON, Étienne. Introdução ao estudo de santo Agostinho. Tradução de Cristiane Negreiros Ayoub. São Paulo: Discurso Editorial; Paulus, 2006.

MATTHEWS, Gareth B. Santo Agostinho. Tradução de Hugo Chelo. Lisboa: Ed. 70, 2008.

RAMOS, Francisco Manfredo Tomás. A ideia de Estado na doutrina ético-política de S. Agostinho: um estudo do epistolário comparado com o De Civitate Dei. São Paulo: Loyola. 1984.

SANGALLI, Idalgo José. O fim último do homem: Eudaimonia aristotélica à Beatitude Agostiniana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. (Coleção Filosofia n. 80).

SOUZA, Josemar Jeremias Bandeira de. Vida feliz na filosofia de Santo Agostinho. 107f. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2006.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

ALVES CORREIA, F. G. Verdade, sabedoria e felicidade em Agostinho de Hipona. Kairós, Fortaleza, v. 18, n. 1, p. 225–240, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/204. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos