Discernimento moral sobre a guerra contra o Iraque no contexto da globalização
Palavras-chave:
Guerra Preventiva. Guerra Justa. Iraque. Agressão. João Paulo II. ONU.Resumo
Nosso artigo é sobre a Guerra preventiva contra o Iraque, iniciada em Março de 2003. Inicialmente, apresentamos a situação histórica que levou ao desenlace para o início da guerra. Em seguida fazemos o nosso juízo moral a partir dos critérios da Teoria da Guerra Justa e dos Ensinos de João Paulo II. Incluímos também as controvérsias de teólogos a favor do uso da força contra o Iraque. Ao final, apresentamos nossa leitura, considerando que, embora o conflito tenha sido considerado dentro de um contexto de guerra contra o terrorismo, localizamo-lo especificamente dentro de um conflito de um Estado contra outro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.