A aversão à pobreza e a relação com as coisas como determinantes nas relações morais

Autores

  • Mariana Rocha Bernardi Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Thailize Brandolt da Rocha Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Aporofobia. Moralidade. Dinheiro. Ética.

Resumo

O presente artigo pretende iniciar uma análise sobre o fato de que os conjuntos de valores da sociedade estão pautados no quanto os indivíduos podem ter e/ou na sua capacidade de gerar mais bens materiais. Os juízos valorativos são determinados, no mais das vezes, pela posição ocupada pela pessoa ou grupo de pessoas dentro de um contexto social e essa posição geralmente se deve à quantidade de coisas que ela possui. Emitemse juízos morais a partir das relações estabelecidas com as coisas, da relação com os bens materiais. Dentro deste escopo, partir-se-á da teoria formulada por Adela Cortina sobre a aporofobia, a aversão à pobreza, um tipo de fobia que marginaliza certos tipos de sujeitos, não por conta de sua etnia, cor de pele ou religião, mas por conta de sua falta de riqueza, o que acaba determinando a validação (ou não) das relações morais entre os indivíduos.

Biografia do Autor

Mariana Rocha Bernardi, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (PPGFIL - UCS), na Linha de Pesquisa Ética Aplicada, bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Filosofia no PPGFIL - UCS (2019), bolsista FAPERGS/CAPES. Especialista em Direito Público Lato Sensu pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG) e Anhanguera/Uniderp (2012). Graduada em Direito pela UCS (2009). Graduanda em Filosofia Bacharelado na UCS (atual). Membro da Equipe de Apoio do Corpo Editorial da Revista Conjectura: Filosofia e Educação, da Universidade de Caxias do Sul (atual). Advogada Dativa no Juizado Especial Criminal (2016 a 2019) Advogada Dativa e Curadora Especial na Justiça Federal de Caxias do Sul / RS (2012 a 2019). Professora convidada do curso de pós-graduação em Direito Previdenciário da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Áreas de interesse de pesquisa e atuação profissional: Ética e Tecnologia (Inteligência Artificial); Crimes e Psicopatologias (Perspectiva Jurídico-Filosófica); Direito e Moralidade; Educação.

Thailize Brandolt da Rocha , Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestra em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (concluído em outubro de 2020). Pesquisadora da Ética Clássica, Ética das Virtudes e Ética nas relações de consumo. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Tem experiência na área de Comunicação, Planejamento Publicitário e Marketing, com ênfase em Teoria da Comunicação e pesquisas a respeito do Imaginário Publicitário e o Papel Moral da Publicidade na Sociedade de Consumo.

Referências

ARISTÓTELES. Econômicos/Obras de Aristóteles. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução Leonell Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross. São Paulo: Victor Civita, 1973. (Coleção Os Pensadores).

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1978.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política I. Trad. Carmen C, Varriale et. al. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BOBBIO, Norberto. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. 2ª ed. Trad. de Alfredo Fait. São Paulo: Mandarim, 2000.

CASTRO, Mary Garcia. Feminização da pobreza em cenário neoliberal. In: I Conferência Estadual da Mulher organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1999.

CORTINA, Adela. Aporofobia, a aversão ao pobre: um desafio para a democracia. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.

CUNHA, M. G. B. O problema na pobreza: aporofobia e o desafio democrático. Argumentos: Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, Montes Claros, v. 19, n. 1, p. 243-250, 2022.

DE DEUS, F. R. O conceito “aporofobia” de Adela Cortina: reflexões sobre a sistêmica aversão aos pobres e a pobreza. Anãnsi: Revista de Filosofia, v. 2, n. 1, p. 123-136, jan./jun. 2021.

DELEUZE, Gilles. Conversações (1972 – 1990). São Paulo: Editora 34, 1992.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

GONÇALVES, Scheilla Nunes. Mulheres dos escombros: a condição das mulheres periféricas em tempos de catástrofes. 2018. 208p. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2020.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

JAEGGI, Rahel. Um conceito amplo de economia. Economia como prática social e a crítica ao capitalismo. Civitas, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 503-522, set./dez., 2018.

ORDINE, Nuccio. A Utilidade do Inútil. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

SANDEL, Michael J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

SOARES, Francisco. Aporofobia e a ética da corresponsabilidade e da hospitalidade cosmopolita em Adela Cortina. Revista Brasileira de Bioética, Brasília, v. 14, p. 1-13, 2018.

SPINELLI, Miguel. Sobre as diferenças entre Éthos com epsílon e Êthos com eta. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 9-44, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

BERNARDI, M. R.; BRANDOLT DA ROCHA , T. . A aversão à pobreza e a relação com as coisas como determinantes nas relações morais. Kairós, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 28–49, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/387. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos