A influência de Descartes no pensamento de Husserl

Autores

Palavras-chave:

Descartes. Edmund Husserl. Teoria da dúvida. Epoché. Intuição.

Resumo

Este trabalho mostra como a filosofia de Descartes influenciou de forma relevante uma parte do pensamento filosófico de Husserl. Há uma relação muito próxima de alguns aspectos entre a filosofia de Descartes e a de Husserl. Em alguns pontos parece que há uma continuidade, como a noção de suspensão de juízo de Descartes e a epoché de Husserl ou o conceito de evidência cartesiano e a intuição de Husserl. A suspensão de juízo de Descartes e a epoché de Husserl colocam o juízo em “parênteses”, em suspensão, isto é, suspendem o julgamento sobre as coisas. Isso consiste em deixar de lado os preconceitos, as teorias, as afirmações pré-concebidas. Além disso, o conceito de evidência de Descartes e a intuição de Husserl também são semelhantes. Ambas as teorias afirmam que o conhecimento é imediato e vai direto ao objeto, não havendo discurso para atingir o conhecimento. Portanto, defende-se que há uma relação próxima em alguns pontos da filosofia de Descartes e de Husserl.

Biografia do Autor

Jeferson Benício de Freitas, Universidade de Brasília (UNB)

Graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014) e mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2021). Atualmente é professor de filosofia - Secretaria de Educação do Distrito Federal. Interessa-se em História da Filosofia, Universais, Fenomenologia e Existencialismo.

Referências

BOUCEY, Michel, Une introduction au rapport de Husserl à Descartes. Disponível em: https://mb.functor.fr/une-introduction-au-rapport-de-husserl-adescartes. Acesso em: 11.fev.2023.

DESCARTES, Rene, Meditações sobre a filosofia primeira. Tradução, notas prévias e revisão de Fausto Castilho. Ed. Bilíngue em latim e português. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

DE WAELHENS, Alphonse. Descartes et la pensée phénoménologique. Revue néoscolastique de philosophie. 41 année, Deuxiéme série, n. 60. p. 571-589.

FREITAS, Jeferson Benício de. O corpo humano na analítica existencial de Heidegger. 112f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Ed. 70, 2000.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

HUSSERL, Edmund, Meditações Cartesianas e Conferência de Paris. Tradução de Pedro M. S. Alves. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

HENRY, Michel. O começo cartesiano e a ideia de fenomenologia. Tradução de Adelino Cardoso. Corvilhã: Universidade da Beira Interior, 2008. (Colecção Textos Clássicos de Filosofia. LusoSofia Press).

KELKEL, Arion L. Husserl. Paris: Presses Universitaires de France I08, 1971.

REGNIER, Pirard. Edmund Husserl, Philosophie première (1923-24). Deuxième Partie. Thérie de la réduction phénoménologique. Traduit de l’allemand par Arion L. Kelkel. Revue Philosophique de Louvain. Quatrième série, tome 71, nº 11, p. 595-597, 1973.

RIBEIRO JUNIOR, João. Fenomenologia. São Paulo: Ed.: Pancast, 1991.

ULPIANO, Claudio. Ceticismo e a suspensão do juízo. 2016. Disponível em: https://opiniaocentral.wordpress.com/2016/11/21/ceticismo-e-a-suspensao-do-juizo/.

ZAHAVI, Dan. A fenomenologia de Husserl. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

FREITAS, J. B. de. A influência de Descartes no pensamento de Husserl. Kairós, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 43–54, 2023. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/455. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos