A concepção de mistério no pensamento de Eudoro de Sousa

Autores

Palavras-chave:

Mistério. Enigma. Poesia. Religião. Cifra. Silêncio.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o significado e a relevância da concepção de Mistério no pensamento do filólogo, mitólogo e helenista luso-brasileiro Eudoro de Sousa, analisando os seus artigos e ensaios publicados ao longo de mais de 40 anos de atividade intelectual. Não constituindo propriamente uma categoria unívoca, nem tampouco um conceito de determinação inequívoca num sistema de pensamento lógico-discursivo, antes associado a uma experiência invulgar e sem linguagem própria, Mistério é abordado nesta reflexão tanto a designar esta mesma insólita experiência, quanto com o sentido de uma cifra própria da experiência poético-religiosa, cuja reflexão a seu respeito revela o empenho de Eudoro de Sousa em se aproximar do e compreender o fundamento último e existencializante da existência ou de tudo o que veio, vem e virá a ser. Neste sentido, e configurando uma noção fundamental da Mitologia desenvolvida por Eudoro de Sousa, a noção de Mistério desempenhará papel central em suas concepções acerca de Antropologia, Filosofia, História, Poesia e Religião.

Biografia do Autor

Isaque Pereira de Carvalho Neto, Universidade de Lisboa

Graduação em História pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (aprovação com distinção e louvor). Foi professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF), atuando principalmente através dos seguintes temas: Deus, homem, história, mito, espírito, religião, poesia, símbolo, memória, Brasil, Portugal, liberdade, sociedade, regras sociais e jurídicas; e nas seguintes áreas: Filosofia Geral, Filosofia do Direito, Sociologia Geral e Jurídica e Antropologia.

Referências

BASTOS, Fernando. Mito e Filosofia. Eudoro de Sousa e A Complementaridade do Horizonte. 2ª ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.

DIMAS, Samuel Fernando Rodrigues. A Distinção Entre Enigma e Mistério em Eudoro de Sousa: Elementos Para Uma Racionalidade Metafísica do Mistério de Deus. Synesis. Petrópolis, v. 6, n. 1, p. 226-244, 2014.

LÓIA, Luís. O Essencial Sobre Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2007.

OTTO, Rudolf. O Sagrado. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1992.

SOUSA, Eudoro de. Catábases: Estudos Sobre Viagens Aos Infernos na Antiguidade São Paulo: Annablume Clássica, 2013.

SOUSA, Eudoro de. Dioniso em Creta e Outros Ensaios. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2004.

SOUSA, Eudoro de. História e Mito. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1981.

SOUSA, Eudoro de. Horizonte e Complementaridade: Ensaio Sobre A Relação Entre Mito e Metafísica, Nos Primeiros Filósofos Gregos. São Paulo, Duas Cidades; Brasília: Universidade de Brasília, 1975.

SOUSA, Eudoro de. Mitologia. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1980.

SOUSA, Eudoro de. Origem da Poesia e da Mitologia e Outros Ensaios Dispersos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

CARVALHO NETO, I. P. de. A concepção de mistério no pensamento de Eudoro de Sousa. Kairós, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 24–42, 2023. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/457. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos