As crianças na Bíblia: um novo olhar, importância e elementos educativos

Autores

  • Érico Tadeu Xavier
  • Noemi Pinheiro Xavier

Palavras-chave:

Crianças. Bíblia. Valor. Educação.

Resumo

Em diversas culturas as crianças não eram valorizadas e essa visão influenciou até mesmo o povo de Israel. Neste trabalho aborda-se o tratamento dado às crianças na Bíblia, visando evidenciar sua importância e fornecer elementos para que a educação atual das crianças seja realizada segundo o que o Livro Sagrado preceitua e conforme as orientações da igreja. Os resultados desse estudo revelam que Deus, pretendendo revelar-se como o Deus da vida, interviu em diferentes situações para que a vida das crianças fosse valorizada. E Jesus, com Seu amor e exemplo, elevou a posição das crianças perante a sociedade e as colocou em pé de igualdade com outros seres humanos, enaltecendo sua importância. Com isso, lançou um novo olhar para as crianças, ressaltando sua importância e o valor da educação cristã no lar. Conclui-se que a atenção dada pela Bíblia às crianças trouxe mudanças importantes para o tratamento das mesmas no contexto socioeducacional, propiciando uma nova perspectiva na educação e cuidado das mesmas.

Referências

CHAMPLIN, Russel Norman; BENTES, João Marques. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. Vol.1. São Paulo: Candeia, 1995.

CHAMPLIN, Russel Norman; BENTES, João Marques. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. Vol.2. São Paulo: Candeia, 1995.

DANIEL-ROPS, Henri. A vida diária nos tempos de Jesus. São Paulo: Vida Nova, 1988.

MESTERS, Carlos. Criança não é problema! Ela é solução! In: SILVA, V. Crianças no Novo Testamento. Revista Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 54, p. 9-10. 1997.

PEARLMAN, Myer. Marcos, o evangelho do servo de Jeová. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1995.

SILVA, Valmor da. Crianças no Novo Testamento. In: SILVA, V. Crianças no Novo Testamento. Revista Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 54, p. 58-59. 1997.

WHITE, Ellen. Patriarcas e profetas. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1976.

WHITE, Ellen. O desejado de todas as nações. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

XAVIER, Érico T.; XAVIER, N. P. As crianças na Bíblia: um novo olhar, importância e elementos educativos. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 58–76, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/49. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos