Filosofia do futuro em Antônio Vieira

Autores

  • Victor Nojosa de Oliveira

Palavras-chave:

História. Logocentrismo. Providência divina. Tempo.

Resumo

Pesquisadores estão cada vez mais interessados na vida e obra do padre António Vieira. Fóruns e Congressos, bem como o desenvolvimento de pesquisas, que dizem respeito à filosofia brasileira, tem estabelecido caminhos teóricos e metodológicos para compreender o pensamento e o significado do pensamento de Vieira. Este artigo analisa o conceito de futuro em Vieira a partir da obra História do Futuro. Portugal estava vivendo um momento dramático com a morte de D. Sebastião, o que culminou com um problema de sucessão ao trono. Com Filipe II, rei da Espanha, tivemos a União Ibérica. Quando D. João IV ascende ao trono, as esperanças de uma Restauração vêm à tona. Nesse momento, eclodem os movimentos messiânicos e surgem diversas mensagens proféticas. Nesse sentido, Vieira se coloca como o interprete do futuro, anunciando a esperança de Portugal. Pretendemos mostrar que os conceitos de história e logocentrismo, de tempo e providênia, foram fundamentais para consolidar uma filosofia da história em Vieira.

Referências

ABRÃO, Maria. Lembra-te do futuro - a teologia de António Vieira à luz da História do Futuro. São Paulo: Edições Loyola; Recife: Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), 2012.

AUERBACH, Erich. Figura. Tradução de Duda Machado. Revisão da tradução de José Marcos Macedo e Samuel Titan Jr. São Paulo: Ática, 1997.

BORGES, Paulo Alexandre Esteves. A Plenificação da História em Padre Antônio Vieira: estudo sobre a ideia de Quinto Império na Defesa Perante o Tribunal do Santo Ofício. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1995.

VIEIRA, Antônio. História do futuro. Brasília: Editora UnB, 2005.

VIEIRA, Antônio. História do futuro e voz de Deus ao mundo, a Portugal e a Baía.

Direção de José Eduardo Franco, Pedro Calafate. In: Obra completa. Tomo III, Volume I, profética. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

VIEIRA, Antônio. Sermões fúnebres. Direção de José Eduardo Franco, Pedro Calafate. Tomo II, Volume XIV, parenética. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

Downloads

Publicado

2021-07-01 — Atualizado em 2021-08-30

Como Citar

DE OLIVEIRA, V. N. Filosofia do futuro em Antônio Vieira. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 90–101, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/51. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos