Filosofia do futuro em Antônio Vieira
Parole chiave:
História. Logocentrismo. Providência divina. Tempo.Abstract
Pesquisadores estão cada vez mais interessados na vida e obra do padre António Vieira. Fóruns e Congressos, bem como o desenvolvimento de pesquisas, que dizem respeito à filosofia brasileira, tem estabelecido caminhos teóricos e metodológicos para compreender o pensamento e o significado do pensamento de Vieira. Este artigo analisa o conceito de futuro em Vieira a partir da obra História do Futuro. Portugal estava vivendo um momento dramático com a morte de D. Sebastião, o que culminou com um problema de sucessão ao trono. Com Filipe II, rei da Espanha, tivemos a União Ibérica. Quando D. João IV ascende ao trono, as esperanças de uma Restauração vêm à tona. Nesse momento, eclodem os movimentos messiânicos e surgem diversas mensagens proféticas. Nesse sentido, Vieira se coloca como o interprete do futuro, anunciando a esperança de Portugal. Pretendemos mostrar que os conceitos de história e logocentrismo, de tempo e providênia, foram fundamentais para consolidar uma filosofia da história em Vieira.
Riferimenti bibliografici
ABRÃO, Maria. Lembra-te do futuro - a teologia de António Vieira à luz da História do Futuro. São Paulo: Edições Loyola; Recife: Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), 2012.
AUERBACH, Erich. Figura. Tradução de Duda Machado. Revisão da tradução de José Marcos Macedo e Samuel Titan Jr. São Paulo: Ática, 1997.
BORGES, Paulo Alexandre Esteves. A Plenificação da História em Padre Antônio Vieira: estudo sobre a ideia de Quinto Império na Defesa Perante o Tribunal do Santo Ofício. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1995.
VIEIRA, Antônio. História do futuro. Brasília: Editora UnB, 2005.
VIEIRA, Antônio. História do futuro e voz de Deus ao mundo, a Portugal e a Baía.
Direção de José Eduardo Franco, Pedro Calafate. In: Obra completa. Tomo III, Volume I, profética. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
VIEIRA, Antônio. Sermões fúnebres. Direção de José Eduardo Franco, Pedro Calafate. Tomo II, Volume XIV, parenética. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.