História de Israel: desafios do ensino a partir da Arqueologia

Autores

  • Abimael Francisco do Nascimento

Palavras-chave:

Bíblia. Arqueologia. História. Reino do Norte. Reino do Sul.

Resumo

Pensar a história de Israel é um dos procedimentos fundamentais para se estudar a Sagrada Escritura judaico-cristã. Particularmente, desde os primórdios do cristianismo houve grande interesse pelo povo de Jesus e sua história, até mesmo em virtude da sacralidade que envolve a história de Israel. Muitas teorias têm sido formuladas ao longo dos anos; com o advento dos avanços da arqueologia, especialmente aplicada ao estudo bíblico, muitas revelações surgem, trazendo novas questões ao ensino e estudo dessa história. Assim, em meados do século XX, apesar de já haverem escavações que traziam novas perspectivas, predominou entre os estudiosos e no ensino o entendimento e transmissão de que tenha havido um reino unido em Israel sob os governos de Saul, Davi e Salomão. Propagou-se a partir do texto bíblico e suas análises um império judaíta sob o reinado de Davi e Salomão; as riquezas das edificações de Salomão têm sido causa de admiração de muitos estudiosos. Porém, com o avanço das escavações, inclusive com a independência da arqueologia em relação a correntes maximalistas e minimalistas, vemos ser desenterrada outra história. Uma na qual os povos de Samaria e Jerusalém tiveram processos históricos independentes até a queda da Samaria (722 AEC); seus contatos eram de povos vizinhos, que às vezes faziam alianças, outras vezes guerreavam entre si. O desafio das descobertas arqueológicas prontamente se coloca também ao ensino, de modo que exige uma revisão bibliográfica e maior acatamento da cientificidade do estudo bíblico.

Referências

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. Tradução de Claudio Molz e Hans Trein. São Leopoldo: Sinodal, 1997.

FINKELSTEIN, Israel; SILBERMAN, Neil Asher. A Bíblia desenterrada: a nova visão arqueológica do antigo Israel e das origens dos seus textos sagrados. Tradução de Nélio Schnaider. Petrópolis: Vozes, 2018.

GASS, Ildo Bohn (org). Uma introdução à Bíblia: formação do império de Davi e Salomão. São Leopoldo-RS: CEBI; São Paulo: Paulus, 2005.

KAEFER, José Ademar. A Bíblia, a arqueologia e a história de Israel e Judá. São Paulo: Paulus, 2015.

KONINGS, Johan. A Bíblia: sua origem e sua leitura. Petrópolis: Vozes, 2014.

NAKANOSE, Shigeyuki. Uma história para contas: a páscoa de Josias – metodologia do Antigo Testamento a partir de 2Rs 22,1-23,30. São Paulo: Paulinas, 2000.

PIXLEY, Jorge. La historia de Israel vista desde los pobres. Quito: Edicay, 1993.

PIKASA, Xabier. Para leer la historia del Pueblo de Dios. Navarra: Editorial Verbo Divino (EVB), 1993.

PRIOTTO, Michelangelo. Introdução às Escrituras. Tradução Frei Ary E. Pintarelli. Petrópolis: Vozes, 2019.

SCHWANTES, Milton. História de Israel: local e origens. S/L: Editora Com Deus, 1984.

SILVA, Airton José da. A história de Israel e Judá na pesquisa atual. 2018. Disponível em: https://airtonjo.com/site1/a-historia-de-israel-e-juda.htm. Acessado em 29.mai.2021.

VITÓRIO, Jaldemir. O Deuteronômio e a historiografia deuteronomista. In: KONINGS, Johan; SILVANO, Zuleica Aparecida (Orgs.). Deuteronômio: Escuta Israel. São Paulo: Paulinas, 2020.

ZENGER, Erich et al. Introdução ao Antigo Testamento. Tradução Werner Fuchs. São Paulo: 2003.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

DO NASCIMENTO, A. F. História de Israel: desafios do ensino a partir da Arqueologia. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 128–149, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/53. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos