A metafísica como fenomenologia ontológico-existencial em Karl Rahner

Autores

  • Antônio Augusto Menezes do Vale

Palavras-chave:

Matéria. Conhecimento. Metafísica. Ser. Absoluto.

Resumo

A compreensão da matéria não é relegada a segundo plano à metafísica rahneriana, haja vista ser um constitutivo ontológico dos seres no mundo. É impossível o conhecimento humano prescindir absolutamente do fenômeno material, pois nele se encontra a mais profunda verdade do real. Por não haver dualismo cognitivo no pensamento de Rahner, os seres são entendidos na perspectiva hilemórfica. O ser se dá por via da materialidade mundana que lhe é semelhante. O homem, o único habilitado a tematizar o ser da matéria, é dotado de sentidos especializados que o situa na história deste mundo e suas relações. É justamente na relação com todo da material-formal que experimenta o sentido fundamental da totalidade, inclusive de si mesmo como ser transcendentalmente aberto ao horizonte último do ser, chamado por Karl Rahner de percepção prévia, tendo como fundamento último o Ser Absoluto, condição de possibilidade derradeira de todo conhecimento de fenômenos.

Referências

AQUINO, T. De. Suma teológica I, II, edição bilíngue, Rio Grande do Sul, 1980.

AQUINO, T. O ente e a essência, Petrópolis: Vozes, 1995.

AQUINO, T. Sulla Verità,edizione bilíngue, testo latino a fronte, Milano, 2008.

GARDEIL, HENRI-D. Iniciação à filosofia de São Tomás de Aquino: psicologia e metafísica, São Paulo: Paulus, 2013.

MARÉCHAL, J. Il punto di partenza della metafisica, Milano: Vita e Pensiero, 1995.

OLIVEIRA, M. A. De. Filosofia transcendental e religião. Ensaio sobre a filosofia da religião em Karl Rahner, São Paulo: Loyola, 1984.

OLIVEIRA, M. A. É necessário filosofar na teologia: unidade e diferença entre filosofia e teologia, p. 201-218, in: OLIVIERA, P. R. F. De. – CLÁUDIO, P. Karl Rahner em perspectiva, Loyola: São Paulo, 2004.

RAHNER, K. Spirito nel mondo, trad. Massimo Marassi, Milano: Vita e Pensiero, 1989.

RAHNER, K. Uditori della Parola, trad. Aldo Belardinelli, 2a edizione, Roma: Borla, 2006.

SALATIELLO, G. Tempo e vita eterna, Roma: Gregoriana, 2006.

WELTE, B. Dal nulla al mistero assoluto, Genova-Milano, 1985.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

DO VALE, A. A. M. A metafísica como fenomenologia ontológico-existencial em Karl Rahner. Kairós, Fortaleza, v. 13, p. 65–81, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/95. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos