A metafísica como fenomenologia ontológico-existencial em Karl Rahner
Parole chiave:
Matéria. Conhecimento. Metafísica. Ser. Absoluto.Abstract
A compreensão da matéria não é relegada a segundo plano à metafísica rahneriana, haja vista ser um constitutivo ontológico dos seres no mundo. É impossível o conhecimento humano prescindir absolutamente do fenômeno material, pois nele se encontra a mais profunda verdade do real. Por não haver dualismo cognitivo no pensamento de Rahner, os seres são entendidos na perspectiva hilemórfica. O ser se dá por via da materialidade mundana que lhe é semelhante. O homem, o único habilitado a tematizar o ser da matéria, é dotado de sentidos especializados que o situa na história deste mundo e suas relações. É justamente na relação com todo da material-formal que experimenta o sentido fundamental da totalidade, inclusive de si mesmo como ser transcendentalmente aberto ao horizonte último do ser, chamado por Karl Rahner de percepção prévia, tendo como fundamento último o Ser Absoluto, condição de possibilidade derradeira de todo conhecimento de fenômenos.
Riferimenti bibliografici
AQUINO, T. De. Suma teológica I, II, edição bilíngue, Rio Grande do Sul, 1980.
AQUINO, T. O ente e a essência, Petrópolis: Vozes, 1995.
AQUINO, T. Sulla Verità,edizione bilíngue, testo latino a fronte, Milano, 2008.
GARDEIL, HENRI-D. Iniciação à filosofia de São Tomás de Aquino: psicologia e metafísica, São Paulo: Paulus, 2013.
MARÉCHAL, J. Il punto di partenza della metafisica, Milano: Vita e Pensiero, 1995.
OLIVEIRA, M. A. De. Filosofia transcendental e religião. Ensaio sobre a filosofia da religião em Karl Rahner, São Paulo: Loyola, 1984.
OLIVEIRA, M. A. É necessário filosofar na teologia: unidade e diferença entre filosofia e teologia, p. 201-218, in: OLIVIERA, P. R. F. De. – CLÁUDIO, P. Karl Rahner em perspectiva, Loyola: São Paulo, 2004.
RAHNER, K. Spirito nel mondo, trad. Massimo Marassi, Milano: Vita e Pensiero, 1989.
RAHNER, K. Uditori della Parola, trad. Aldo Belardinelli, 2a edizione, Roma: Borla, 2006.
SALATIELLO, G. Tempo e vita eterna, Roma: Gregoriana, 2006.
WELTE, B. Dal nulla al mistero assoluto, Genova-Milano, 1985.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.