O fundamentalismo e a nova ordem mundial: a crise de representação e o império americano

Autores/as

  • Francisco Josênio Camelo Parente

Palabras clave:

Teoria Política. Secularização. Relações Internacionais. Religião. Política.

Resumen

Estudo o fundamentalismo, a partir da idéia de que a religião constitui uma força imanente às estruturações sociais, ao lado da política e do mercado. Após o atentado aos ícones do capitalismo financeiro internacional, o terrorismo entrou para o debate intelectual como um álibi neoconservador do império americano. Tal quadro enseja reflexões mais realistas sobre as tensões globais da contemporaneidade.

Citas

ALI, Tariq. Confrontos de fundamentalismos: Cruzadas, Jihads e Modernidade. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2002.

AMERÍNDIA (Org.). Globalizar a esperança. Trad. de Maria Luisa Garcia Prado e Mariana Nunes R. Echalar. São Paulo: Paulinas, 1998.

ARINZE, Cardeal Francis. Religiões para a paz: um apelo de solidariedade às religiões do mundo. São Paulo: Pensamento, 2002.

BOFF, Leonardo. Fundamentalismo: a globalização e o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

HOBSBAWM, Erick. A Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. Trad. de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HUNTINGTON, Samuel. O choque das civilizações e a recomposição da nova ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

MEDEIROS, Carlos Aguiar de Medeiros. A economia política da internacionalização dos EUA, Alemanha, Japão e China. In: FIORI, José Luiz (Org.). O poder americano. Petrópolis: Vozes, 2004.

PARENTE, F. Josênio C. A fé e a razão na política: conservadorismo e modernidade das elites cearenses. Fortaleza: Edições UFC e UVA, 2000.

PARENTE, F. Anauê: os Camisas Verdes no poder. Fortaleza: Edições UFC, [s.d].

PARENTE, F. Fundamentalismo – teologia na nova ordem mundial. Revista do Observatório das Nacionalidades. vol. 1, n. 1, jul/dez, 2005.

TOCQUEVILLE, Alex de. A democracia na América. 3ª ed. São Paulo: Editora Itatiaia/ Universidade de São Paulo, 1987.

Publicado

2006-12-30

Cómo citar

PARENTE, F. J. C. O fundamentalismo e a nova ordem mundial: a crise de representação e o império americano. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 3, n. 2, 2006. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/302. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos