A "vida fática" perante os princípios metodológicos de indício formal e a virada situacional na Fenomenologia da vida religiosa de Martin Heidegger

Autores/as

Palabras clave:

Indício Formal. Heidegger. Situação. Método.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir o problema metodológico da fenomenologia do jovem Heidegger na obra Fenomenologia da vida religiosa (1920/1921). Explicitar-se-á o retorno a situação fática, a qual caracteriza o cristianismo primitivo, analisada, por exemplo, nas Epístolas de Paulo aos Tessalonicenses. Em vista disso, dois momentos serão fundamentais, a saber, a inversão da situação histórico-objetiva para a situação histórica-realizadora, bem como, o conceito de indício formal (formale Anzeige). Desta forma, explicitaremos como método algo distinto de um simples instrumento, mas algo decisivo para acessar a realidade primeira da vida. Em vista disso, será investigada a virada da situação histórico-objetiva para a situação histórico-realizadora, a qual poderá ser mostrada na experiência fática da vida e que deverá ser tomada por um termo fenomenológico que pertença à compreensão realizadora. Já o indício formal, possibilitará a construção de novo conceito de filosofia, denominada como ciência originária ou como hermenêutica da faticidade que se distinguirá dos ideais da objetivação científica.

Biografía del autor/a

Wesley Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro da ABRE (Associação Brasileira de Estética).

Paulo Ricardo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Citas

ALVES, M. A. Experiência da vida e o fenômeno do histórico: contribuições do jovem Heidegger. Peri, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1-25, 2017.

ARRIEN, S. J. Faith’s Knowledge: On Heidegger’s Reading of Saint Paul. Gatherings: The Heidegger Circle Annual, v. 3, 2013, p. 30-49.

CAMILLERI, S. Phénoménologie de la religion et herméneutique théologique dans la pensée du jeune Heidegger. Dordrecht: Springer, 2008.

ESCUDERO, J. A. El joven Heidegger y los presupuestos metodológicos de la Fenomenología Hermenéutica. Thémata, Barcelona, n. 44, 2011, p. 213-238.

ESCUDERO, J. A. El programa filosófico del joven Heidegger. Em torno a las lecciones de 1919. La ideia de la filosofia y el problema de la concepción del mundo. Eidos: Revista de Filosofia de la Universidade del Norte, Barranquilla, n. 7, ago./2007, p. 10-27.

FERRANDIN, J. Facticidade e historicidade: a proto-religiosidade cristã como chave interpretativa da experiência fática da vida. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

HEBECHE, L. O escândalo de Cristo: ensaio sobre Heidegger e São Paulo. Ijuí: Unijuí, 2005.

HEIDEGGER, M. Fenomenologia da vida religiosa. Trad. Enio Paulo Giachini, Jairo Ferradin e Renato Kirchner. 2. ed. Petrópolis; Bragança Paulista: Vozes; Editora Universitária São Francisco, 2014.

K.-MARCELO., R.; SILVA, M. A experiência fática da vida e seu caráter de significância na Fenomenologia da vida religiosa de Heidegger. Quadranti – Rivista Internazionale di Filosofia Contemporanea, v. VIII, n. 1-2, 2020, p. 184-199.

KIRCHNER, R. Heidegger: da filosofia fenomenológica à fenomenologia da religião Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 135-168, 2014.

KISIEL, T. Notes for a Work on the ‘Phenomenology of Religious Life’ (1916-19). In: MACGRATH, S. J.; WIERCIŃSKI, Andrzej (Orgs.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam; New York: Radopi, 2010. p. 309-328.

PÖGGELER, O. El camino del pensar de Martin Heidegger. Trad. Félix Duque Pajuelo. Madrid: Alianza Editoral, 1986.

QUEIROZ, L. C. A economia onto-teológica no pensamento do jovem Heidegger Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia UFPB/UFPE/UFRN. UFPB/CCHLA, João Pessoa, 2018.

REIS, R. R. Modalidade existencial e indicação formal: elementos para um conceito existencial de moral. Natureza Humana, São Paulo, v. 2, n. 2, 2000, p. 273-300.

REIS, R. R. Verdade e indicação formal: a hermenêutica dialógica do primeiro Heidegger. Veritas, Porto Alegre, v. 46, n. 4, dez./2001, p. 607-620.

SANTOS, B. S. A “ideia de filosofia como ciência originária” na preleção friburguense do KNS (= Kriegsnotsemester) de 1919 (GA 56/57) de Martin Heidegger. Veritas, Porto Alegre, v. 67, n. 1, jan./dez. 2022, p. 1 -19.

SANTOS, B. S. Heidegger e Paulo. Uma apropriação fenomenológica da religiosidade cristã a partir da situação do hōs mē paulino (1 cor 7,29-31). Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 3, jul./set. 2019.

YÁÑEZ, Á. X. Fenomenologia de la vida fáctica: Heidegger y su camino a Ser y tempo. Universidad Iberoamericana. Plaza y Valdés, S. A. de C. V. México, 2004.

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

SOUSA, W.; SILVA, P. R. A "vida fática" perante os princípios metodológicos de indício formal e a virada situacional na Fenomenologia da vida religiosa de Martin Heidegger. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 20, n. 1, p. 192–217, 2024. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/451. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos