Espiritualidade de paz pelo retorno ao Logos
Parole chiave:
Espiritualidade. Paz. Razão.Abstract
Em um contexto marcado pelo secularismo, propõe-se um conceito de espiritualidade cristã como a vivência cotidiana da vida “em Cristo” e “segundo o Espírito”, a qual recorda a cada momento histórico aspectos da vida e da mensagem de Cristo que se fazem mais necessários. Após uma visão do contexto atual, no qual se constata um abandono da razão que enseja violência, nota-se que o aspecto mais necessário a ser recordado do Evangelho é a paz. Para isto, no entanto, se faz necessário um retorno à razão, ao Logos, cuja natureza é contrária à violência.
Riferimenti bibliografici
ALETTI, J.-N. La Lettera ai Romani – Chiavi di lettura. Roma: Borla, 2011.
BENTO XVI. Fede, ragione e università. Ricordi e riflessioni - Lectio magistralis all’Università di Regensburg. L’Osservatore Romano. Roma, 14 set. 2006, pp. 6-7.
BOADT, L. Génesis. In: FARMER, W. R. (org.). Comentario Bíblico Internacional. Comentario católico y ecuménico para el siglo XXI. Fonasa: Verbo Divino, 2000, pp. 318-364.
CHILDS, B. S. Isaia. Brescia: Queriniana, 2005.
CROSSAN, J. D.; REED, J. L. Em Busca de Paulo: Como o apóstolo de Jesus opôs o Reino de Deus ao Império Romano. São Paulo: Paulinas, 2007.
ELLIOTT, N. Libertando Paulo. A Justiça de Deus e a Política do Apóstolo. São Paulo: Paulus, 1996.
FRANCISCO. Mensagem para a celebração do XLIX Dia Mundial da Paz 2016: Vence a indiferença e conquista a paz. L'Osservatore Romano. Roma, 17-24 dez. 2015, pp. 8-9.
JOÃO PAULO II. Discorso ai partecipanti al III Forum Internazionale della Fondazione Alcide De Gasperi. L'Osservatore Romano. Roma, 24 fev. 2002, p. 4.
RATZINGER, J. L’Europa nella crisi dele culture. Communio 200 (2005) 18-28.
SKA, J.-L. O Canteiro do Pentateuco, Problemas de composição e de interpretação. Aspectos literários e teológicos. São Paulo: Paulinas, 2016.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.