Herbert Marcuse no contexto de fundação da Escola de Frankfurt
Parole chiave:
Marcuse. Sociedade unidimensional. Escola de Frankfurt.Abstract
Herbert Marcuse, filósofo da Escola de Frankfurt, escreve em 1964 a obra “A Ideologia da Sociedade Industrial, apresentando uma teoria de crítica às novas formas de dominação existentes nas sociedades industriais avançadas. O livro “A Ideologia da Sociedade Industrial” representa um questionamento ao sistema capitalista (hoje globalizado) e uma crítica à tecnologia moderna, que define um estilo de vida ao homem, através de um ilusório modelo de liberdade de escolha. Impõe uma racionalidade tecnológica em relação à racionalidade individual, submetendo o homem a uma completa alienação. Há uma razão instrumental, imposta a todos, que constitui a ideologia da sociedade tecnológica avançada. Ideologia esta que controla a natureza, o corpo e a mente humana, fazendo com que a liberdade na sociedade industrial seja uma liberdade de morte.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2007 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.