Ética e técnica
Parole chiave:
Modernidade. Intervencionismo. Crise. Natureza. Ética.Abstract
Nossa civilização técnico-científica está diante de um problema: acolhe os resultados positivos da técnica, mas reconhece o potencial destrutivo que uma visão meramente funcional da natureza proporciona. Assim, uma teoria ontológica da natureza deve preceder a interpretação de nossa vida espiritual. O ser humano, enquanto espírito, é co-extensivo à totalidade do ser, e é a partir daqui que podemos formular uma concepção ética adequada de nossa relação com a natureza e com a técnica. Essa nova postura ética é pensada a partir do idealismo objetivo.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2005 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.