A fundamentação ética de Agostinho na obra O Livre-Arbítrio
Parole chiave:
Livre-arbítrio. Mal moral. Boa Vontade.Abstract
O presente artigo apresenta um estudo sobre a ética agostiniana a partir da sua obra Do Livre-arbítrio. Este filósofo compreendia que o homem era dotado de livre-arbítrio como importante parte de sua natureza como ser racional e distinto dos demais animais. Através dele o homem é responsável por suas ações, boas ou más. O livrearbítrio lhe fora dado por Deus para um bom propósito, que é a vida virtuosa. Quando o homem não alcança tal objetivo ele pratica o mal moral. A vida virtuosa consiste no domínio da razão sobre as paixões através da sua boa vontade. A felicidade e a infelicidade são a consequência do bom e do mau uso de seu livre-arbítrio. Para viver retamente o homem deve se desapegar dos bens temporais e transitórios e se voltar para o Bem supremo, Deus, para assim desfrutar do gozo de uma vida virtuosa. O texto foi escrito de forma clara e objetiva a fim de alcançar uma melhor compreensão sobre a filosofia ética agostiniana. A relevância de tal temática consiste na atual situação de crise ética e moral que estamos vivendo hoje. Sendo o problema ético discutido pela filosofia desde os seus primórdios, a reflexão de Agostinho de Hipona ainda nos apresenta como uma explicação relevante sobre tal fenômeno.
Riferimenti bibliografici
AGOSTINHO, Santo. O Livre-arbítrio. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.
AGOSTINHO, Santo. A Trindade. Tradução de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1995.
AGOSTINHO, Santo. A Graça (1): O espírito e a letra; A natureza e a graça; A graça de Cristo e o pecado original. Tradução de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1999.
GILSON, Étienne. Introdução ao Estudo de Santo Agostinho. São Paulo: Paulus, 2006.
HÄGGLUND, Bengt. História da Teologia. Porto Alegre: Concórdia, 2003.
ISKANDAR, Jamil Ibrahim. OLIVEIRA, Jelson Roberto de. Agostinho: o amor como princípio ético. In: SGANZERLA, Anor. FALABRTTI, Erickson S. BOCCA, Francisco. Ética em Movimento. São Paulo: Paulus, 2009.
REALE, Giovanni. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.