Identidade e importância do laicato
Parole chiave:
Cristãos Leigos. Atuação. Igreja. Jesus Cristo. Política.Abstract
A importância da participação dos leigos e das leigas no ministério de Cristo é indiscutível. Seja nos ministérios da Palavra, na liderança de comunidades ou no engajamento nas pastorais, a sua colaboração é inquestionável. No entanto, seu valor não se funda somente no campo propriamente eclesial: outro aspecto de atuação do laicato se dá em sua inserção no mundo, em especial nas esferas políticas e sociais. Por outro lado, esta valorização, propagada desde o Concílio Vaticano II, nem sempre fez parte dos debates eclesiais, o que acabou fomentando uma cisão do povo de Deus entre os indivíduos ordenados e os não-ordenados. Assim, na contramão desta perspectiva, o artigo tem como objetivo a defesa da importância da atuação do laicato na fé, na Igreja, na política e na sociedade, em especial no contexto de uma Igreja que não perde de vista a sua opção preferencial pelos mais pobres.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Antônio José. Leigos e leigas: história e interpretação. Revista Atualidade Teológica (ATeo). Rio de Janeiro, v. 19, n. 50, mai/ago 2015, p. 253-286.
ALMEIDA, Antônio José. Leigos em quê? Uma abordagem histórica. São Paulo: Paulinas, 2006. (Coleção Fé e Realidade).
BÍBLIA SAGRADA. Tradução do Centro Bíblico Católico. São Paulo: Editora AveMaria, 1998.
BLANK, Renold J. Ovelha ou protagonista? A Igreja e a nova autonomia do laicato no século 21. 3ª ed. São Paulo: Paulus, 2008.
BRIGHENTI, A. O laicato na Igreja e no mundo. Um gigante adormecido e domesticado. São Paulo: Paulinas, 2019.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
CLÉMENT D’ALEXANDRIE. Les Stromates. Vol. I. Introduction de Claude Mondérsert et traduction et notes de Marcel Caster. Paris: Éditions du Cerf, 1951.
CLEMENTE DE ROMA. Cartas aos Coríntios. Coleção Bibliotheca Patrística. 2010.
Disponível em: https://sumateologica.files.wordpress.com/2010/02/clemente_romano_cartas_aos_corintios.pdf. Acesso em: 20.fev.2020.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. Promulgado por João Paulo II. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
COMPÊNDIO DO VATICANO II. Decreto Apostolicam Actuositatem. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1968.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et Spes. Sobre a Igreja no mundo de hoje. 16ª ed. São Paulo: Paulinas, 2009.
CONCÍLIO VATICANO II. Lumen Gentium “De ecclesia”. Constituição dogmática do Concílio Ecumênico Vaticano II sobre a Igreja. 23ª ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO (CELAM). Documento de Aparecida [DAp]. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. (13-31 de maio de 2007). Brasília: Edições CNBB; São Paulo: Paulus; Paulinas, 2007; 2009.
CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO (CELAM). Documentos do CELAM. Conclusões das Conferências do Rio de Janeiro, de Medellín, Puebla e Santo Domingo. São Paulo: Paulus, 2004.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade. Sal da Terra e Luz do mundo (Mt 5, 13-14). Brasília: Edições CNBB, 2014. (Estudos da CNBB; 107).
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade. Sal da Terra e Luz do mundo (Mt 5, 13-14). Brasília: Edições CNBB, 2016. (Documentos da CNBB; 105).
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas. 8ª ed. São Paulo: Paulinas, 2002.
(Documentos da CNBB; 62).
FORTE, Bruno. A missão dos leigos. Tradução de Ângelo Lucas Caravina. São Paulo: Paulinas, 1987.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate. Sobre o chamado à santidade no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2018.
JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Christifideles Laici. Vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo. 11ª ed. São Paulo: Paulinas, 2003.
JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Ecclesia in América. Sobre o Encontro com Jesus Cristo Vivo caminho para a conversão, a comunhão e a solidariedade na América. São Paulo: Paulinas, 1999.
KLOPPENBURG, Frei Boaventura. O protagonismo dos fiéis leigos. Revista Teocomunicação. Porto Alegre, v. 35, n. 148, 2005, p. 261-274.
LAURET, B.; REFOULÉ, F. Iniciación a la práctica de la Teologia. Madrid: Cristiandad, 1985.
LAZZATI, G. Il laico. Roma: AVE, 1986.
PAULO VI. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi. Sobre a Evangelização no mundo contemporâneo. São Paulo: Paulinas, 2000. n. 21. (Coleção A Voz do Papa).
PAULO VI. Populorum Progressio. Carta Encíclica de Sua Santidade o Papa Paulo VI sobre o desenvolvimento dos povos. São Paulo: Paulinas, 2006.
SANTOS, Rita de Cássia Codá. A helenização do cristianismo em Clemente de Alexandria. Belo Horizonte, 2006. 157f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada). Universidade Federal de Minas Gerais.
SILVA, Daniel. A vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo. Um estudo histórico-teológico. Rio de Janeiro, 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Teologia). Pontifícia Universidade Católica.
VELASCO, Rufino. A Igreja de Jesus: processo histórico da consciência eclesial. Petrópolis: Vozes, 1995.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.