O Cristianismo como patologia nas teorias de Feuerbach e Nietsche
Parole chiave:
Feuerbach. Nietzsche. Religião. Cristianismo. Patologia.Abstract
Este texto examina a religião cristã como doença nas perspectivas de Feuerbach e Nietzsche. Partindo do pressuposto de que as duas teorias criticam veemente a religião cristã, os filósofos alemães analisam o cristianismo de forma em que os dois pensamentos se movem em registros distintos e nem sempre compatíveis, mas as duas filosofias dialogam entre si no que tange às patologias causadas por tal religião. Tomando como referências as obras: A essência do cristianismo, de Ludwig Feuerbach e O Anticristo, de Friedrich Nietzsche, este artigo discute quais são as patologias que o ser humano adquiriu ao longo dos séculos promovidos pelo cristianismo e qual é o remédio para tais enfermidades.
Riferimenti bibliografici
BARRENECHEA, Miguel Angel. Nietzsche e o Corpo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
BARROS, Fernando R. de Moraes. A Maldição Transvalorada. O Problema da civilização em O Anticristo de Nietzsche. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.
CHAGAS, Eduardo Ferreira. A primazia da Natureza ante o espírito. Trans/Form/Ação. v. XXXII, n. 2, 2009, p. 119-133.
CHAGAS, Eduardo Ferreira. A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach. Philósophos, Goiânia, v.15, n. 2, jul./dez. 2010, p. 57-82.
FEUERBACH, Ludwig. A essência do cristianismo. Tradução de José da Silva Brandão. Petrópolis: Vozes, 2007.
FEUERBACH, Ludwig. Preleções sobre a essência da religião. Tradução de José da Silva Brandão. Campinas: Papirus, 1989.
FREZZATTI JR., Wilson Antônio. Dicionário Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
FREZZATTI JR., Wilson Antônio. A fisiologia de Nietzsche. A superação da dualidade cultura/biologia. Ijuí: Unijuí, 2006.
GEN, Grupo de Estudos Nietzsche. Dicionário Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
MELO, Regiany Gomes. Crítica de Feuerbach às religiões em defesa do homem integral e da natureza não-instrumentalizada. Intuitio. Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2011. p. 224-236.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Tradução de Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. O Anticristo: Maldição ao Cristianismo. Tradução de Paulo Cesar de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.