Políticas públicas nas perspectivas da saúde mental na atualidade
Parole chiave:
Políticas Públicas. Mental. Saúde.Abstract
O artigo trata “As políticas públicas nas perspectivas da saúde mental na atualidade”, tendo como objetivo apresentar programas e projetos públicos e privados como possibilidade de viabilizar a saúde mental. Para fundamentar esse estudo, buscou-se pautar em vários teóricos como: Amarante (2007), Floriano (2020), Foucault (1992), Brasil (2013) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. O estudo aponta para a necessidade de políticas públicas voltadas para a saúde mental, quando se reporta para o homem da caverna tendo a percepção do que pode ser doença ou não, pensando no seu bem-estar. Diante das leituras conclui-se que os teóricos têm um olhar peculiar entre razão e emoção, respeitando a ciência, a religião e a moral, sempre na tentativa de humanizar o ser humano, buscando aquilo que os filósofos mais antigos já tratavam com o fim último do homem: a Felicidade. Logo, a saúde mental vem a contribuir na tentativa do homem feliz.
Riferimenti bibliografici
AMARANTE, PAULO. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.(Cadernos de Atenção Básica n. 34).
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DAPE. COORDENAÇÃO GERAL DE SAÚDE MENTAL. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília: Ministério da Saúde, novembro de 2005.
CARTILHA HUMANIZA SUS. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
FLORIANO, Lara Simone Messias et. al. Saúde Mental e COVID-19 no Contexto Universitário. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2020. (E-book PDF).
FOUCAULT, Michel. História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
GARCIA, Paola Trindade; REIS, Regimarina Soares (Orgs.). Redes de atenção à saúde: Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. São Luís: EDUFMA, 2018.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.