DICASTÉRIO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Dichiarazione “Fiducia supplicans” sul senso pastorale delle benedizioni del Dicastero per la Dottrina della Fede
Parole chiave:
Dicastério para a doutrina da Fé. Fiducia supplicans.Abstract
O Dicastério para a Doutrina da Fé, antigo Tribunal da Inquisição ou o Santo Ofício, presidido pelo cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, publicou no dia 18 de dezembro de 2023, a declaração Fiducia supplicans, com tradução para o português: Confiança suplicante. A declaração, mesmo aprovada pelo Papa Francisco, foi assinada pelo Cardeal Víctor Manuel Fernández, mas não é um documento de sua autoria. A última declaração publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé foi há 23 anos, com o Dominus Jesus, sobre a unicidade e a universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja. A Fiducia supplicans aprofunda o tema das bênçãos, distinguindo-as entre as rituais e as espontâneas, categoria na qual podem ser contempladas pessoas que não vivem conforme as normas da doutrina moral da Igreja, como casais em situação irregular ou pessoas do mesmo sexo que vivem uniões conjugais.
Riferimenti bibliografici
DICASTÉRIO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Dichiarazione “Fiducia supplicans” sul senso pastorale delle benedizioni del Dicastero per la Dottrina della Fede. Vaticano: 2023. Disponível em: http://bit.ly/48dFZwS.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.