Comentário ao livro de Lutero sobre o Magnificat
Parole chiave:
Lutero. Magnificat. Cântico de Maria. Ética política.Abstract
O artigo é fruto de um estudo feito pelos alunos do segundo ano do bacharelado em teologia na Faculdade Católica de Fortaleza, durante o primeiro semestre de 2017. O estudo teve por objetivo o aprofundamento de uma obra de Lutero, tendo em vista a celebração dos 500 anos da Reforma. Sendo que, para os católicos, é também um ano dedicação a Maria, achou-se por bem estudarmos o comentário de Lutero sobre o Magnificat, o cântico de louvor da Virgem Maria, no Evangelho de Lucas. De todos os trabalhos apresentados, dois foram escolhidos como os mais significativos, não desmerecendo os demais. O artigo, portanto, fruto desse estudo coletivo, tem como objetivo apresentar uma síntese de seus principais temas da obra estudada. O comentário de Lutero ao Magnificat ainda tem grande relevância para os tempos atuais, seja por esclarecer importantes temas da fé cristã, a partir da reflexão das Sagradas Escrituras, seja por apresentar o papel de Maria em relação ao tema da graça. Neste artigo serão abordados os princípios hermenêuticos de Lutero pelos quais compreendeu o Magnificat enfocando as principais obras de Deus, a saber, a Misericórdia e a Justiça.
Riferimenti bibliografici
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2001.
GHERARDINI, Brunero. Maria nel commento di LUTERO al ‘Magnificat’. Rivista liturgica. Arezzo, v. 85, p. 315-325, 1998.
LUTERO, Martim. Magnificat: o Louvor de Maria. Aparecida: Santuário; São Leopoldo: Sinodal, 2015.
NOLL, Mark A. Turning Points: Decisive Moments in the History of Christianity. Grand Rapids: Baker Academic, 2000.
TOURÓN DEL PIE, Eliseo. El Magnificat en Lutero. Ephemerides Mariologicae. Madri , v. 44, p. 371-390, 1994.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.