Papa Francisco e a inserção dos cristãos leigos na política

Autores

  • Marilza José Lopes Schuína Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)

Palavras-chave:

Papa Francisco. Cristãos Leigos e Leigas. Política.

Resumo

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem dado ênfase à atuação do cristão leigo e leiga na política. É missão própria do laicato estar na política assumindo sua responsabilidade, como sujeito eclesial, para que a sociedade seja efetivamente justa. As Conferências Episcopais Latino-Americanas seguem as pegadas do Concílio e enfatizam a necessidade e a especificidade da vocação laical de atuação na política e nas políticas públicas. Propondo um programa de Igreja em Saída, o Papa Francisco destaca que toda a Igreja deve preocupar-se com a construção de um mundo melhor e que os movimentos populares são a expressão da necessidade de revitalizar a democracia.

Referências

Conclusões da Conferência de Medellín, 1968: trinta anos depois, Medellín é ainda atual? 3ª ed. São Paulo: Paulinas, 2010.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14). Brasília: Edições CNBB, 2016.

CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO (CELAM). Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano de Puebla. 5ª ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1983.

CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO (CELAM). Conclusões da IV Conferência do Episcopado Latino-Americano de Santo Domingo. Texto oficial. Tradução Oficial da CNBB. Petrópolis: Vozes, 1993.

CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO (CELAM). Documento de Aparecida [DAp]. Texto conclusivo da V Conferência Geral doEpiscopado Latino-Americano e do Caribe. 10ª ed. Brasília: Edições CNBB; São Paulo: Paulinas; Petrópolis: Paulus, 2009.

Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2001.

PAPA FRANCISCO. Discurso aos participantes do Encontro Mundial dos movimentos populares. Ex-sala do sínodo, terça-feira, 28 de outubro de 2014.

PAPA FRANCISCO. Discurso do Papa aos movimentos populares. Texto integral. 2015.

PAPA FRANCISCO. Discurso do Papa Francisco aos participantes do 3º Encontro mundial dos movimentos populares. Sala Paulo VI, sábado, 5 de novembro de 2016.

PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. A alegria do Evangelho. São Paulo: Paulus, Edições Loyola, 2013.

PAPA FRACISCO. Mensagem do Papa Francisco à política e ao serviço. 2017.

PONTIFÍCIA COMISSÃO PARA A AMÉRICA LATINA. O indispensável compromisso dos Leigos na vida pública dos países latino-americanos. Recomendações pastorais. Reunião Plenária, de 1º a 4 de março de 2016 – Cidade do Vaticano. Brasília: Edições da CNBB. 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2023-02-28

Como Citar

SCHUÍNA, M. J. L. Papa Francisco e a inserção dos cristãos leigos na política. Kairós, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 81–93, 2023. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/369. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos