Pierre Bourdieu: o habitus encarnado na consciência
Palavras-chave:
Filosofia. Crítica. Habitus. Campo.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal demonstrar o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu e suas críticas ao pensamento escolástico ou ao denominado “pensamento puro” que a tradição filosófica perpetuou. A partir dos seus conceitos de habitus e campo, Bourdieu demonstra que não é por autonomia da “razão transcendental” ou do “sujeito do conhecimento” que o homem consegue elaborar os seus limites e o processo de conhecimento, mas tais circunstâncias são influenciadas pelo meio ao qual o sujeito está inserido.
Referências
ARAÚJO, F. M.; ALVES, E. M.; CRUZ, M. P. Algumas reflexões em torno dos conceitos de campo e de habitus na obra de pierre Bourdieu. Revista Perspectivas da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 1 n. 1, p. 31-40, jan./jun. 2009.
BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Tradução de Sérgio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, P. O senso prático. Edição de Ana Paula Santo et. al. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, P. Sobre o estado: curso no College de France (1989-92). Edição estabelecida por Patrick Champagne et. al. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das letras, 2014.
CAMPOS, N. de. Pierre Bourdieu e a questão dos intelectuais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, 2022, p. 1-18.
LOYOLA, M, A. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andéa Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002. (Col. Pensamento contemporâneo).
SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, 2002, p. 60-70.
SOUZA, T. A. S. O inato e o apreendido: a noção de habitus na sociologia de Pierre Bourdieu. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Brasília, 2007.
VALLE, I. R. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 117-134, jan./abr. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.