A compaixão e a misericórdia em Lc 10,25-37: esboço de uma análise teológica

Autores/as

  • Isadora Maria Oliveira Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Palabras clave:

Compaixão. Misericórdia. Bom Samaritano. Papa Francisco.

Resumen

Este trabalho estuda a relação da compaixão e da misericórdia presentes na perícope de Lc 10, 25-37, onde está inserida a Parábola do Bom Samaritano. Lucas apresenta Jesus como sendo ele próprio a expressão da misericórdia do Pai. É no seu modo de agir que se percebe a atitude misericordiosa diante das pessoas, sobretudo as mais necessitadas e marginalizadas. Na parábola encontramos um paradigma de como se pode ou não exercer a misericórdia e a compaixão diante do irmão caído e ferido. E o Papa Francisco tem fomentado esse tema desde o início do seu pontificado. Assim, objetivamos destacar, apresentar e interpretar a mensagem de compaixão e misericórdia contida na perícope, a relacionando com a mensagem do Papa Francisco. Como objetivos específicos pretendemos conhecer aspectos do Evangelho de Lucas e a proposta de Jesus para uma autêntica vivência do projeto de Deus, caracterizado pela misericórdia e compaixão. E ainda relacionar a bondade de Deus manifestada na conduta do Bom Samaritano e atualizar a conduta esperada em relação às pessoas “semimortas” à beira dos caminhos, a partir das Obras de Misericórdia Corporais e Espirituais. O presente trabalho foi organizado numa metodologia composta de etapas que constam de contextos fundamentais sobre o Evangelho e sobre o evangelista Lucas, análise bíblico-teológica de Lc 10, 25-37, e a compreensão da compaixão e misericórdia à luz dos escritos do Papa Francisco, especificamente da Fratelli Tutti. Sobre os resultados e conclusões, a pesquisa se encontra em processo de construção, por isso, as conclusões são preliminares.

Biografía del autor/a

Isadora Maria Oliveira Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestranda em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), bolsista Capes. Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís. Pós-Graduada em Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luís. Graduada em Teologia Doutrina Católica pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Municipal de Franca (Uni Facef).

Citas

BOVON, F. Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos. In: Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. São Paulo: Paulinas, 1986.

CATENASSI, F. Z.; PERONDI, I. Bíblia e ciências da linguagem: recursos literários e cenas-tipo no Evangelho de Lucas. Teoliterária, São Paulo, v. 9, n. 17, 2019: 338-358. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/39397/28507 . Acesso em: 22de julho de 2023.

GOURGUES, M. ; CHARPENTIER, E. Introdução aos Evangelhos. In: Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. São Paulo: Paulinas, 1986.

MOSCONI, Luis. Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. Para ser discípulos missionários, hoje. São Paulo: Loyola, 1997.

PAGOLA, José Antônio. Caminho aberto por Jesus: Lucas. São Paulo: Vozes, 2012.

PATUZZO, Izabel (2020). E QUEM É O MEU PRÓXIMO? UMA LEITURA DE LC 10,25-37 EM CHAVE NARRATIVA. Revista Contemplação, (23). Disponível em: https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/261 . Acesso em: 22 jul. 2023.

PERONDI, I. Lucas: o Evangelho da Misericórdia! Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 130, p. 56–67, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/130 . Acesso em: 22 jul. 2023.

SIMÕES, Cristina A. Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Publicado

2024-07-05

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.