A interpretação de Nietzsche para o ensino de filosofia

Autores/as

  • Pedro Lucas Bonfá Vieira Ramos Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

Nietzsche. Nova metodologia. Filosofia ensino médio.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma nova perspectiva para o ensino de filosofia no ensino médio baseando-se em registros da filosofia de Nietzsche, trazendo uma discussão sobre uma metodologia considerada adequada para o ensino filosófico. Tem-se o intuito de aplicar a metodologia em aulas de filosofia e, posteriormente, avaliar a mesma, com a finalidade de verificar sua validade. Tendo como objetivo a necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino de filosofia na perspectiva de melhorar o trabalho filosófico em sala de aula, pretende-se que a metodologia elaborada possibilite uma aprendizagem mais eficiente da filosofia para os estudantes do ensino médio. Assim, a partir da perspectiva do filósofo alemão, questiona-se: qual orientação metodológica pode ser considerada mais adequada para o ensino de filosofia no nível médio, que possa despertar nos alunos reflexões e uma atitude crítica em relação ao mundo, fazendo deles pessoas autônomas para a prática do filosofar, para a construção de si mesmo e para a melhoria do ensino da filosofia no nível médio? A discussão dá-se em torno de apresentar algumas críticas de Nietzsche a metodologia de ensino na educação alemã do século XIX, trazendo aspectos relevantes para refletir sobre o ensino da filosofia no nível médio atual, seguindo-se da apresentação de apontamentos da filosofia nietzschiana para a construção de uma metodologia de ensino filosófico, direcionando-se, logo em seguida, para a apresentação dos aspectos descritivos que correspondem ao processo de aplicação e avaliação dos resultados obtidos na metodologia desenvolvida. Pois, sabe-se que o ser humano, embora sendo o único animal que se diferencia pelo fato de ser racional, necessita da cultura e educação. Dessa forma, a educação filosófica recai justamente onde o ser humano se distância dos outros animais – no pensamento. É no pensar e na educação para a reflexão filosófica que a filosofia há de se caracterizar na construção do conhecimento que propõe aos alunos do ensino médio o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectivas, cujos resultados possam trazer à tona o seu pensar crítico-filosófico e autêntico, para que estes consigam, a partir da utilização do pensamento lógico, intervir na sociedade em que se inserem, numa plena relação de percepção crítica e criativa sobre si e sua cultura, engajando-se na tarefa de contribuir na construção de uma sociedade de indivíduos críticos e conscientes de seus propósitos e ações para a existência de um mundo melhor.

Biografía del autor/a

Pedro Lucas Bonfá Vieira Ramos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2024-07-05

Número

Sección

Artigos