Celebrando a diversidade: um olhar inclusivo para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista – TEA e transtorno opositor desafiador – TOD na Catequese da Paróquia Imaculada Conceição Guassussê/Orós

Autori

Parole chiave:

Transtorno de Espectro Autista. Transtorno Opositor Desafiador. Inclusão. Estímulos. Encontro com Jesus Cristo.

Abstract

No contexto da inclusão de crianças e adolescentes na catequese, há uma crescente busca por metodologias ativas que possam atender às necessidades de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA e Transtorno Opositor Desafiador – TOD. Este artigo investiga a possibilidade de incluir crianças e adolescentes com TEA e TOD na catequese da Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê/ Orós, destacando a importância de adaptar as práticas catequéticas para atender às suas necessidades específicas. Embora desafiador, o objetivo é garantir que as crianças e adolescentes com TEA e TOD possam participar plenamente dos encontros e atividades catequéticas, promovendo aprendizado por meio de práticas adaptadas e estímulos adequados. A aplicação de metodologias personalizadas para cada criança e adolescente demonstra o compromisso do projeto com a inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno opositor desafiador na catequese. As práticas adaptadas e os estímulos adequados são essenciais para assegurar que cada criança e adolescente tenha a oportunidade de se envolver e aprender de maneira significativa. A abordagem personalizada adotada pelo projeto reflete um compromisso sólido com a inclusão, reconhecendo as necessidades específicas desses jovens e buscando integrá-los de forma acolhedora e eficaz.

Biografie autore

Paloma Jacinto da Silva, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE)

Licenciada em matemática pelo Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE-Campus de Juazeiro). Especialista em Docência do Ensino Profissionalizante e Tecnológico (IFCE).

Fernando da Paixão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui especialização em Arte Educação e Cultura Popular pela Faculdade Plus em parceria com a Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro. 

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Pubblicato

2025-01-13

Fascicolo

Sezione

Artigos