Celebrando a diversidade: um olhar inclusivo para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista – TEA e transtorno opositor desafiador – TOD na Catequese da Paróquia Imaculada Conceição Guassussê/Orós
Parole chiave:
Transtorno de Espectro Autista. Transtorno Opositor Desafiador. Inclusão. Estímulos. Encontro com Jesus Cristo.Abstract
No contexto da inclusão de crianças e adolescentes na catequese, há uma crescente busca por metodologias ativas que possam atender às necessidades de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA e Transtorno Opositor Desafiador – TOD. Este artigo investiga a possibilidade de incluir crianças e adolescentes com TEA e TOD na catequese da Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê/ Orós, destacando a importância de adaptar as práticas catequéticas para atender às suas necessidades específicas. Embora desafiador, o objetivo é garantir que as crianças e adolescentes com TEA e TOD possam participar plenamente dos encontros e atividades catequéticas, promovendo aprendizado por meio de práticas adaptadas e estímulos adequados. A aplicação de metodologias personalizadas para cada criança e adolescente demonstra o compromisso do projeto com a inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno opositor desafiador na catequese. As práticas adaptadas e os estímulos adequados são essenciais para assegurar que cada criança e adolescente tenha a oportunidade de se envolver e aprender de maneira significativa. A abordagem personalizada adotada pelo projeto reflete um compromisso sólido com a inclusão, reconhecendo as necessidades específicas desses jovens e buscando integrá-los de forma acolhedora e eficaz.
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO. A. C.; LOTUFO NETO, F. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais – o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. XVI, n. 1, 2014, p. 67-82.
ARMANGE, M. A. Autismo: um diálogo necessário na igreja – palavras introdutórias. 2018. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/textos/autismo-umdialogo-necessario-na-igreja-palavras-introdutorias. Acesso em 15.mar.2024.
BÍBLIA SAGRADA. São Paulo: Editora Paulus, 1990.
CALANDRO, E., SILVA, J., BARBOSA, R. Psicopedagogia catequética: reflexões e vivências para uma catequese inclusiva. São Paulo: Ed. Paulus, 2022.
KHOURY, L. P. et. al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar. São Paulo: Memnon, 2014.
LIBÂNEO, J. C.; MIRZA, S. T; OLIVEIRA, J. F. de. Educação Escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Logos & Culturas
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.