Perspectivas de enfrentamento das crises pessoais e profissionais
Palavras-chave:
Crises. Enfrentamento. Oportunidades. Crescimento.Resumo
Crise é um termo associado a mudança, desequilíbrio, incerteza, carência, que pode surgir em momentos e situações inesperadas, atingindo a pessoa em diferentes aspectos, tanto no pessoal quanto emocional ou profissional. Na educação a crise está presente também no caráter de profissão em crise e de crise na profissão. Esse tema é de relevância atual para a reflexão sobre as diferentes crises que atingem as pessoas no sentido de se buscar soluções ao enfrentamento das mesmas. O objetivo da pesquisa é demonstrar que as crises podem ser instrumentos de crescimento pessoal e profissional quando direcionadas para a busca do equilíbrio e do conhecimento sobre os fatores que as geram. Por meio da pesquisa bibliográfica em obras de abrangência do tema são apresentadas algumas possibilidades de enfrentar as crises pessoais e profissionais que possam assolar o professor/educador em sua vivência profissional, numa perspectiva cristã. A crise no campo profissional e pessoal pode ser enfrentada com a busca do conhecimento de si mesmo e das situações, do reconhecimento da responsabilidade pessoal e do fortalecimento da fé em Deus e em sua própria capacidade de vencer com o auxílio divino. A conclusão a que se chega é que é possível tirar proveito das crises e buscar o equilíbrio nas situações de crise vendo nelas oportunidades para crescer em todos os aspectos da vida.
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Tradução João Ferreira de Almeida. 2ª ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
BOUFLEUER, José Pedro. A profissão professor – crise de profissão ou profissão em crise? Linhas Críticas, Brasília, v. 19, n. 39, p. 391-408, mai./ago. 2013.
COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristão. São Paulo: Vida Nova, 1988.
EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. 23ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
FERREIRA, Marilda de Lima Oliveira. Formar professores em tempos de crise da profissão: um olhar sobre a atuação dos docentes do campus universitário da UEG de Iporá-Goiás. Mestrado (Educação). 15f. 2018.
FERREIRA, Maria. O que é a Intervenção na Crise? 2021. Disponível em: https://wecareon.com/blog/intervencao-crise/. Acesso em: 02.ago.2022.
FREITAS, Eduardo de. A situação do professor brasileiro. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-situacao-professorbrasileiro.htm. Acesso em: 02.ago.2022.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.
GOMES, Maria Cristina da Silva; DE PAULA, Eduardo. Crise de identidade profissional na profissão docente. IV Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XIX Jornadas de Investigación VIII Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2012. Disponível em: https://www.aacademica.org/000-072/622.pdf. Acesso em: 02. ago.2022.
KNIGHT, George R. Walking with Ellen White: the human-interest story. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 1999.
MICHAELIS. Dicionário brasileiro de língua portuguesa. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/crise/. Acesso em: 02.ago.2022.
SEPÚLVEDA, Ciro. Elena G. de White. Lo que no se contó. Buenos Aires: Asociacion Casa Editora Sudamericana, 1988.
SILVA, Eliane Paganini da; CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. A tomada de consciência da crise de identidade profissional em professores do ensino fundamental. Schème, Marília, v. 2, n. 3, p. 221-241, jan./jul. 2009.
WHITE, Ellen G. Conselhos sobre educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2007.
WHITE, Ellen G. Mente, caráter e personalidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Logos & Culturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Logos & Culturas.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Logos & Culturas, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos na Logos & Culturas em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Logos & Culturas.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Logos & Culturas em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.