Da Histórica decoreba à construção do conhecimento histórico

Autores

  • Raphaela Cândido
  • Lara Rocha

Palavras-chave:

Ensino. História. Construção de conhecimento.

Resumo

Objetiva provocar uma reflexão sobre a necessidade de se superar a concepção que compreende o ensino de História como atividade que se resume e justifica pela repetição de informações sobre um passado morto e imutável. Partindo de uma síntese das principais correntes que norteiam a formação de professores, busca-se compreender o que está nas entrelinhas dos discursos que difundem propositadamente um esvaziamento de sentido de uma disciplina indispensável para que o sujeito desenvolva o seu sentimento de pertença ao seu tempo e ao seu espaço e reconheça a sua força como agente a quem cabe decidir os movimentos de ruptura e continuidade da história da qual faz parte. A última parte do texto sugere procedimentos que buscam facilitar a construção do conhecimento histórico nos alunos, ainda na Educação Básica, por se compreender que é nessa fase que o professor encontra um campo onde pode semear ideias, desejoso de colher uma sociedade mais conhecedora de si.

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Publicado

2021-09-06

Como Citar

CÂNDIDO, R.; ROCHA, L. Da Histórica decoreba à construção do conhecimento histórico. Kairós, Fortaleza, v. 12, p. 143–154, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/108. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos