Da Histórica decoreba à construção do conhecimento histórico
Parole chiave:
Ensino. História. Construção de conhecimento.Abstract
Objetiva provocar uma reflexão sobre a necessidade de se superar a concepção que compreende o ensino de História como atividade que se resume e justifica pela repetição de informações sobre um passado morto e imutável. Partindo de uma síntese das principais correntes que norteiam a formação de professores, busca-se compreender o que está nas entrelinhas dos discursos que difundem propositadamente um esvaziamento de sentido de uma disciplina indispensável para que o sujeito desenvolva o seu sentimento de pertença ao seu tempo e ao seu espaço e reconheça a sua força como agente a quem cabe decidir os movimentos de ruptura e continuidade da história da qual faz parte. A última parte do texto sugere procedimentos que buscam facilitar a construção do conhecimento histórico nos alunos, ainda na Educação Básica, por se compreender que é nessa fase que o professor encontra um campo onde pode semear ideias, desejoso de colher uma sociedade mais conhecedora de si.
Riferimenti bibliografici
BASSO, Itacy Salgado. As concepções de História como mediadoras da prática pedagógica do professor de História. Didática. São Paulo: Unesp, n. 25, 1989, p. 1-10.
BRASIL. MEC. Parâmetros em Ação. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
BRASIL. MEC. Reforma Do Ensino Médio: Área de ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BITTENCOURT, Circe. (org). O saber histórico na sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
LÖWY, Michel. Ideologias e Ciência Social. Elementos para uma análise marxista. 19a ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O 18 brumário e cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
PLEKHANOV. A concepção materialista da História: da filosofia da história, da concepção materialista da história, o papel do indivíduo na história. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
PINSKY, Jaime (org). O Ensino de História e a criação do fato. 14a ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
SCHMIDT, M. A.A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe. (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.