Ética e metafísica no pensamento de Emanuel Levinas

Autores

  • Maria Bernadete Gonçalves de Paula

Palavras-chave:

Metafísica. Intersubjetividade. Totalidade. Infinito. Outro.

Resumo

Partindo de uma visão crítica da filosofia ocidental Levinas retoma o problema da Ética, não apenas para reivindicar-lhe uma fundamentação metafísica, mas para identificá-la como fundamento, dando-lhe a primazia absoluta, como Filosofia Primeira. Neste sentido, Metafísica e Ética são conceitos idênticos na medida em que o autor transpõe o termo metafísica para as relações intersubjetivas, como relação de transcendência para além de toda objetividade. Neste capítulo apresentaremos a Ética ou Metafísica como relação com um além do ser, anterior a toda relação objetiva, isto é, como propriedade exclusiva da intersubjetividade.

Referências

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. In: FERNANDEZ, Clemente. Los Filosofos Modernos, vol. II. Madrid: La Editorial Católica, S.A., pp. 527–538.

HUBER, C. “Levinas: Dal Medesmo all’Altro – L’Ética come Filosofia Prima”, (datilografado), s. l. s.d.

HUSSERL, E. V Meditação Cartesiana. In: Méditations Cartéseennes – Introduction a la Phénoménologie. Traduit de l’allemand par Mlle. Gabrielle

Peifer. Paris: Librarie Pholosophique J. Vrin, 1969.

LEVINAS, E. Totalidade e Infinito. Lisboa: Ed. 70, 1980.

LEVINAS, E. O Humanismo do Outro Homem. Petrópolis: Vozes, 1993.

LEVINAS, E. Entre Nós. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

PIVATO, P. S. “A nova proposta ética de Emanuel Levinas”. In VVAA: A novidade da proposta ética de Emanuel Levinas. Cadernos FAFIMIC, 1994, p. 47-62.

REALE, G. História da Antiga Filosofia. Vol.II. São Paulo: Ed. Loyola, 1994.

SUSIN, L. C. O Homem Messiânico. Uma Introdução ao Pensamento de Emmanuel Levinas. Petropois: Ed. Vozes, Petrópolis, 1984.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

DE PAULA, M. B. G. Ética e metafísica no pensamento de Emanuel Levinas. Kairós, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2005. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/328. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos