Ética e metafísica no pensamento de Emanuel Levinas
Parole chiave:
Metafísica. Intersubjetividade. Totalidade. Infinito. Outro.Abstract
Partindo de uma visão crítica da filosofia ocidental Levinas retoma o problema da Ética, não apenas para reivindicar-lhe uma fundamentação metafísica, mas para identificá-la como fundamento, dando-lhe a primazia absoluta, como Filosofia Primeira. Neste sentido, Metafísica e Ética são conceitos idênticos na medida em que o autor transpõe o termo metafísica para as relações intersubjetivas, como relação de transcendência para além de toda objetividade. Neste capítulo apresentaremos a Ética ou Metafísica como relação com um além do ser, anterior a toda relação objetiva, isto é, como propriedade exclusiva da intersubjetividade.
Riferimenti bibliografici
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. In: FERNANDEZ, Clemente. Los Filosofos Modernos, vol. II. Madrid: La Editorial Católica, S.A., pp. 527–538.
HUBER, C. “Levinas: Dal Medesmo all’Altro – L’Ética come Filosofia Prima”, (datilografado), s. l. s.d.
HUSSERL, E. V Meditação Cartesiana. In: Méditations Cartéseennes – Introduction a la Phénoménologie. Traduit de l’allemand par Mlle. Gabrielle
Peifer. Paris: Librarie Pholosophique J. Vrin, 1969.
LEVINAS, E. Totalidade e Infinito. Lisboa: Ed. 70, 1980.
LEVINAS, E. O Humanismo do Outro Homem. Petrópolis: Vozes, 1993.
LEVINAS, E. Entre Nós. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.
PIVATO, P. S. “A nova proposta ética de Emanuel Levinas”. In VVAA: A novidade da proposta ética de Emanuel Levinas. Cadernos FAFIMIC, 1994, p. 47-62.
REALE, G. História da Antiga Filosofia. Vol.II. São Paulo: Ed. Loyola, 1994.
SUSIN, L. C. O Homem Messiânico. Uma Introdução ao Pensamento de Emmanuel Levinas. Petropois: Ed. Vozes, Petrópolis, 1984.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2005 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.