Wittgenstein e a dimensão ética da linguagem

Autores

  • João Santos Cardoso

Palavras-chave:

Ética. Linguagem. Lógica. Dizer. Mostrar. Estética. Inefabilidade.

Resumo

O artigo discute o entrelaçamento entre ética e linguagem no Tractatus logico-philosophicus (TLP), tendo como apoio os escritos que o precederam e determinaram a sua redação, bem como avalia os desdobramentos dessa concepção ética da primeira filosofia de Wittgenstein no seu pensamento sucessivo. Ao mostrar a profunda unidade entre lógica e ética no TLP, reivindica-se com Wittgenstein que a reflexão ética não é marginal mas constitui o sentido mais profundo do seu livro liberando-o de uma abordagem neopositivista. Superada a dicotomia entre lógica e ética, estabelecida que esta última é uma atividade correlacionada ao sujeito metafísico que a torna uma condição do mundo, são postas em relevo algumas características da ética do TLP, a partir das quais se infere a possibilidade de uma abordagem da dimensão ética da linguagem. Se a lógica da linguagem é extremamente entrelaçada com a ética, então o ato de falar se caracteriza como uma atitude moral, uma tomada de posição do falante frente ao mundo e ao outro, responsabilizando-o com aquilo que ele diz.

Referências

ANTISERI, Dario. «Introduzione». In: PARAK, Franz. Wittgenstein prigioniero a Cassino. Roma: Armando Armando, 1978, pp. 7-40.

CHAUVIRÉ, C. Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

ENGELMANN, Paul. Lettere di Ludwig Wittgenstein con ridordi. Firenze: La Nuova Italia, 1979

GLOCK, Hans-Johann. A Wittgenstein Dictionary. Oxford: Blackwell, 1996.

HUBER, C. E questo tutti chiamano «Dio». Roma: PUG, 1993.

HUBER, C. e la parola si fece carne: filosofia del linguaggio. Roma: EPUG, 2001.

JANIK, A.; TOULMIN, S. A Viena de Wittgenstein. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

MCGUINNESS, B.F. «Presentazione». In: WAISMANN, Friedrich. Ludwig Wittgenstein e il Circolo di Viena. Firenze: La Nuova Italia, 1975.

NEURATH, Otto. Il circolo di Vienna e l’avvenire dell’empirismo logico. Roma, 1977.

RHEES, Rush. "Some Developments in Wittgenstein’s View of Ethics". Philosophical Review 74 (1965), 17-26.

SCHLICK, Moritz. Fragen der Ethik. Viena, 1930.

SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Parte I e II, com os complementos. In: Philosophie von Platon bis Nietzsche. Berlim: Digitale Bibliothek, Directmedia, 1998. Vol. 2, S. 63049-65421 (1-2373).

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

CARDOSO, J. S. Wittgenstein e a dimensão ética da linguagem. Kairós, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 125–151, 2005. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/338. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos