Wittgenstein e a dimensão ética da linguagem
Parole chiave:
Ética. Linguagem. Lógica. Dizer. Mostrar. Estética. Inefabilidade.Abstract
O artigo discute o entrelaçamento entre ética e linguagem no Tractatus logico-philosophicus (TLP), tendo como apoio os escritos que o precederam e determinaram a sua redação, bem como avalia os desdobramentos dessa concepção ética da primeira filosofia de Wittgenstein no seu pensamento sucessivo. Ao mostrar a profunda unidade entre lógica e ética no TLP, reivindica-se com Wittgenstein que a reflexão ética não é marginal mas constitui o sentido mais profundo do seu livro liberando-o de uma abordagem neopositivista. Superada a dicotomia entre lógica e ética, estabelecida que esta última é uma atividade correlacionada ao sujeito metafísico que a torna uma condição do mundo, são postas em relevo algumas características da ética do TLP, a partir das quais se infere a possibilidade de uma abordagem da dimensão ética da linguagem. Se a lógica da linguagem é extremamente entrelaçada com a ética, então o ato de falar se caracteriza como uma atitude moral, uma tomada de posição do falante frente ao mundo e ao outro, responsabilizando-o com aquilo que ele diz.
Riferimenti bibliografici
ANTISERI, Dario. «Introduzione». In: PARAK, Franz. Wittgenstein prigioniero a Cassino. Roma: Armando Armando, 1978, pp. 7-40.
CHAUVIRÉ, C. Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
ENGELMANN, Paul. Lettere di Ludwig Wittgenstein con ridordi. Firenze: La Nuova Italia, 1979
GLOCK, Hans-Johann. A Wittgenstein Dictionary. Oxford: Blackwell, 1996.
HUBER, C. E questo tutti chiamano «Dio». Roma: PUG, 1993.
HUBER, C. e la parola si fece carne: filosofia del linguaggio. Roma: EPUG, 2001.
JANIK, A.; TOULMIN, S. A Viena de Wittgenstein. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
MCGUINNESS, B.F. «Presentazione». In: WAISMANN, Friedrich. Ludwig Wittgenstein e il Circolo di Viena. Firenze: La Nuova Italia, 1975.
NEURATH, Otto. Il circolo di Vienna e l’avvenire dell’empirismo logico. Roma, 1977.
RHEES, Rush. "Some Developments in Wittgenstein’s View of Ethics". Philosophical Review 74 (1965), 17-26.
SCHLICK, Moritz. Fragen der Ethik. Viena, 1930.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Parte I e II, com os complementos. In: Philosophie von Platon bis Nietzsche. Berlim: Digitale Bibliothek, Directmedia, 1998. Vol. 2, S. 63049-65421 (1-2373).
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2005 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.