A crise na educação no pensamento de Hannah Arendt

Autores

  • Lucas Palhano Rodrigues de Sales

Palavras-chave:

Arendt. Educação. Crise. Autoridade.

Resumo

O presente artigo expõe a reflexão do pensamento elaborado pela teórica-política alemã Hannah Arendt a respeito da crise da educação no mundo contemporâneo. Este trabalho está dividido em quatro partes complementares. Na introdução é apresentado o problema num panorama geral, bem como indica a reflexão conceitual que forja o pensamento e a tese arendtiana. Na primeira parte apresenta-se o estado completo da crise sem precedentes na história, enquanto o mundo vive numa sociedade de massas. Na segunda parte são elaborados os elementos que ajudam a formar a crise, a saber, a perda da autoridade e as questões pedagógicas que, inúmeras vezes, acabam por infantilizar o processo educacional. Finalmente, na última parte do trabalho, apresentam-se saídas para superar a crise, a partir do prisma arendtiano, especialmente a atitude de amor mundi.

Referências

ALMEIDA, V. S. Amor Mundi e a educação: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

ARENDT, H. Entre o Passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 8ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2016

ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 11ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Vol. 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 4ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

DUARTE, A. Biopolitcs and the dissemination of violence: the arendtian critique of the present. In: WILLIAMS, G. (Ed). Hannah Arendt: critical assesments of leading political philosophers. V. III. Abingdon: Routledge, 2006. p. 408-423.

DUARTE, A.; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, set./dez. 2010, p. 823-837.

FELÍCIO, Carmelita. Hannah Arendt e a crise na educação: “o que nos faz pensar?”. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 1, set./dez. 2016, p. 967-982.

NETO, Rodrigo Ribeiro Alves. Mundo e Alienação na Obra de Hannah Arendt. Revista Unisinos, v. 9, n. 3, set/dez 2008, p. 243-257.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

SALES, L. P. R. de. A crise na educação no pensamento de Hannah Arendt. Kairós, Fortaleza, v. 16, n. especial, p. 28–39, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/34. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos