A crise na educação no pensamento de Hannah Arendt

Autores

  • Lucas Palhano Rodrigues de Sales

Palavras-chave:

Arendt. Educação. Crise. Autoridade.

Resumo

O presente artigo expõe a reflexão do pensamento elaborado pela teórica-política alemã Hannah Arendt a respeito da crise da educação no mundo contemporâneo. Este trabalho está dividido em quatro partes complementares. Na introdução é apresentado o problema num panorama geral, bem como indica a reflexão conceitual que forja o pensamento e a tese arendtiana. Na primeira parte apresenta-se o estado completo da crise sem precedentes na história, enquanto o mundo vive numa sociedade de massas. Na segunda parte são elaborados os elementos que ajudam a formar a crise, a saber, a perda da autoridade e as questões pedagógicas que, inúmeras vezes, acabam por infantilizar o processo educacional. Finalmente, na última parte do trabalho, apresentam-se saídas para superar a crise, a partir do prisma arendtiano, especialmente a atitude de amor mundi.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

SALES, L. P. R. de. A crise na educação no pensamento de Hannah Arendt. Kairós, Fortaleza, v. 16, n. especial, p. 28–39, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/34. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos