A crise na educação no pensamento de Hannah Arendt
Parole chiave:
Arendt. Educação. Crise. Autoridade.Abstract
O presente artigo expõe a reflexão do pensamento elaborado pela teórica-política alemã Hannah Arendt a respeito da crise da educação no mundo contemporâneo. Este trabalho está dividido em quatro partes complementares. Na introdução é apresentado o problema num panorama geral, bem como indica a reflexão conceitual que forja o pensamento e a tese arendtiana. Na primeira parte apresenta-se o estado completo da crise sem precedentes na história, enquanto o mundo vive numa sociedade de massas. Na segunda parte são elaborados os elementos que ajudam a formar a crise, a saber, a perda da autoridade e as questões pedagógicas que, inúmeras vezes, acabam por infantilizar o processo educacional. Finalmente, na última parte do trabalho, apresentam-se saídas para superar a crise, a partir do prisma arendtiano, especialmente a atitude de amor mundi.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, V. S. Amor Mundi e a educação: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
ARENDT, H. Entre o Passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 8ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2016
ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 11ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Vol. 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 4ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
DUARTE, A. Biopolitcs and the dissemination of violence: the arendtian critique of the present. In: WILLIAMS, G. (Ed). Hannah Arendt: critical assesments of leading political philosophers. V. III. Abingdon: Routledge, 2006. p. 408-423.
DUARTE, A.; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, set./dez. 2010, p. 823-837.
FELÍCIO, Carmelita. Hannah Arendt e a crise na educação: “o que nos faz pensar?”. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 1, set./dez. 2016, p. 967-982.
NETO, Rodrigo Ribeiro Alves. Mundo e Alienação na Obra de Hannah Arendt. Revista Unisinos, v. 9, n. 3, set/dez 2008, p. 243-257.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.