O estranhamento e as solicitações do mundo-da-vida: o outro na constituição da ipseidade

Autores

  • Bruno Fleck da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Fenomenologia. Outro. Ética. Husserl. Ricoeur. Waldenfels.

Resumo

O artigo em forma de estudo teórico dedica-se ao exame do tema do estranho nas filosofias de Edmund Husserl e Paul Ricoeur a partir do ponto de vista fenomenológico. A motivação para tal problemática é dada pelo posicionamento de Bernhard Waldenfels, fenomenólogo alemão. O problema do outro ou estranho constitui-se como um apelo característico do mundo-da-vida que exige responsividade. Em Husserl, na V Meditação Cartesiana, a presença do estranho altera a ipseidade, permanecendo na análise perceptiva. Em Paul Ricoeur o fenômeno do estranho ou outro, por sua vez, é elemento constitutivo da ipseidade. A problemática lançada por Bernhard Waldenfels encontra na atestação de si de Paul Ricoeur uma atitude responsiva. Evidencia-se, assim, o enxerto hermenêutico na fenomenologia, mais propriamente a progressiva passagem da epistemologia, perspectiva husserliana, à ética, perspectiva ricoeuriana, na análise fenomenológica do estranho. A atestação é, portanto, o reconhecimento do outro na originalidade de sua estranheza.

Biografia do Autor

Bruno Fleck da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dedica-se à pesquisa nas seguintes áreas: Fenomenologia, Hermenêutica e Ética. Possui graduação em Filosofia, com ênfase em ética, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (2011). É Especialista em Ontopsicologia pela Antonio Meneghetti Faculdade, AMF. É Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba-PR. (2014). Professor Adjunto da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Atua também como editor da Revista Saber Humano e Revista Brasileira de Ontopsicologia da mesma instituição. É tradutor para a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica e Humanista Educacional e Cultural e para Associação Brasileira de Ontopsicologia. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Antonio Meneghetti Faculdade (CEPSH-AMF).

Referências

FABRI, Marcelo. Entre fenomenologia e hermenêutica: a condição responsiva da subjetividade. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea. Brasília, v. 3, n. 2, p. 65-73, 2015.

FABRI, Marcelo; GRZIBOWSKI, Silvestre. Introdução à fenomenologia do invisível: o amor, o desejo, a vida. Curitiba: CRV, 2022.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Trad. Márcio Suzuki. 5ª ed. Aparecida: Ideias & Letras, 2014.

HUSSERL, Edmund. Meditações Cartesianas: uma introdução à fenomenologia. Trad. Fabio Mascarenhas Nolasco. São Paulo: EDIPRO, 2019.

RICOEUR, Paul. Na escola da fenomenologia. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2009.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo com um outro. Trad. Lucy Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1991.

RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

SILVA, Bruno Fleck. O conceito de phronesis em Paul Ricoeur. 2020. 76p. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2020.

TOLEDO, Fernando M. O modelo de graus de estranheza de Bernhard Waldenfels, a exemplo de “Shakespeare no meio do mato”. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. São Luís, v. 3, n. 2., p. 85-96, 2017.

WALDENFELS, Bernhard. El hombre como ser fronterizo. In: Debate sobre las antropologias. Themáta: Revista de Filosofia, n. 35, p. 43-54, 2005.

WALDENFELS, Bernhard. La pregunta por lo extraño. In: Logos: Anales del seminário de Metafísica. Servicio de Publicaciones, Universidad Complutense. 1998. p. 85-98.

WEIDMANN, Artur Ricardo de Aguiar. Intersubjetividade e ética: um possível diálogo entre Husserl, Levinas e Waldenfels. Revista Filosofazer. Passo Fundo, n. 40, pp. 83-100, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

DA SILVA, B. F. O estranhamento e as solicitações do mundo-da-vida: o outro na constituição da ipseidade. Kairós, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 149–165, 2022. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/388. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos