As religiões e a questão da verdade: entre contradições e o critério da dignidade humana

Autores

  • Faustino dos Santos Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Palavras-chave:

Religião. Verdade. Deus. Dignidade humana.

Resumo

O problema da verdade está longe de se dar por encerrado. Muitas foram e são as teorias e justificativas para tentar solucionar a pergunta sobre a verdade das coisas, das pessoas e até de Deus. As religiões, enquanto formas culturais da expressão da salvação divina, sempre apresentaram suas razões de verdade. Mas o manuseio de tais verdades está localizado num misto de contradição e acerto. Se a defesa da vida e o esforço por torná-la mais digna, tal como o desejo de Deus para a humanidade, pode ser considerada uma das formas mais assertivas da defesa da verdade, por outro lado, a pretensão de superioridade em nome de tais verdades provocou atrozes desumanidades ao longo da história, muitas vezes justificadas sob o critério de separação entre salvos e não-salvos. Considerando tais perspectivas, esse artigo tem a finalidade de colocar essas duas posturas em questão visando mais uma problematização do tema que uma solução para o problema.

Biografia do Autor

Faustino dos Santos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Referências

AQUINO, Santo Tomás de. Verdade e Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

AQUINO JUNIOR, Francisco de. Diálogo inter-religioso por uma cultura de paz. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 359-375, jul./dez. 2012.

CASALDÁLIGA, Pedro. Prólogo. In: DAMEN, Franz; LAMPE, Armando. et. al. Pelos muitos caminhos de Deus: Desafios do Pluralismo religioso à teologia da Libertação. Goiás: Rede, 2003.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Declaração Nostra Aetate sobre a relação da Igreja com as religiões não-cristãs. São Paulo: Paulinas. 2007.

KÜNG, Hans. Teologia a caminho: fundamentação para o diálogo ecumênico. São Paulo: Paulinas, 1999.

MIRANDA, Mário de França. O Pluralismo religioso como desafio e chance. Revista Eclesiástica Brasileira, fasc. 218, jun./1995.

MOLTMANN, Jürgen. Experiências de reflexão teológica: caminhos e formas da teologia cristã. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

SCHILLEBEECKX, Edward. A história humana – Revelação de Deus. São Paulo: Paulus, 1994.

SCHILLEBEECKX, Edward. Religião e Violência. Concilium. Petrópolis: Vozes, 1997.

VIGIL, José Maria. Espiritualidade do Pluralismo Religioso – Uma experiência espiritual emergente. In: DAMEN, Franz; LAMPE, Armando. et. al. Pelos muitos caminhos de Deus: Desafios do Pluralismo religioso à teologia da Libertação. Goiás: Rede, 2003.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

DOS SANTOS, F. As religiões e a questão da verdade: entre contradições e o critério da dignidade humana. Kairós, Fortaleza, v. 19, n. 1, p. 105–115, 2023. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/422. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos