As religiões e a questão da verdade: entre contradições e o critério da dignidade humana
Parole chiave:
Religião. Verdade. Deus. Dignidade humana.Abstract
O problema da verdade está longe de se dar por encerrado. Muitas foram e são as teorias e justificativas para tentar solucionar a pergunta sobre a verdade das coisas, das pessoas e até de Deus. As religiões, enquanto formas culturais da expressão da salvação divina, sempre apresentaram suas razões de verdade. Mas o manuseio de tais verdades está localizado num misto de contradição e acerto. Se a defesa da vida e o esforço por torná-la mais digna, tal como o desejo de Deus para a humanidade, pode ser considerada uma das formas mais assertivas da defesa da verdade, por outro lado, a pretensão de superioridade em nome de tais verdades provocou atrozes desumanidades ao longo da história, muitas vezes justificadas sob o critério de separação entre salvos e não-salvos. Considerando tais perspectivas, esse artigo tem a finalidade de colocar essas duas posturas em questão visando mais uma problematização do tema que uma solução para o problema.
Riferimenti bibliografici
AQUINO, Santo Tomás de. Verdade e Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
AQUINO JUNIOR, Francisco de. Diálogo inter-religioso por uma cultura de paz. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 359-375, jul./dez. 2012.
CASALDÁLIGA, Pedro. Prólogo. In: DAMEN, Franz; LAMPE, Armando. et. al. Pelos muitos caminhos de Deus: Desafios do Pluralismo religioso à teologia da Libertação. Goiás: Rede, 2003.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Declaração Nostra Aetate sobre a relação da Igreja com as religiões não-cristãs. São Paulo: Paulinas. 2007.
KÜNG, Hans. Teologia a caminho: fundamentação para o diálogo ecumênico. São Paulo: Paulinas, 1999.
MIRANDA, Mário de França. O Pluralismo religioso como desafio e chance. Revista Eclesiástica Brasileira, fasc. 218, jun./1995.
MOLTMANN, Jürgen. Experiências de reflexão teológica: caminhos e formas da teologia cristã. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
SCHILLEBEECKX, Edward. A história humana – Revelação de Deus. São Paulo: Paulus, 1994.
SCHILLEBEECKX, Edward. Religião e Violência. Concilium. Petrópolis: Vozes, 1997.
VIGIL, José Maria. Espiritualidade do Pluralismo Religioso – Uma experiência espiritual emergente. In: DAMEN, Franz; LAMPE, Armando. et. al. Pelos muitos caminhos de Deus: Desafios do Pluralismo religioso à teologia da Libertação. Goiás: Rede, 2003.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.