Da pena capital à Misericórdia que converte e salva: A mudança do catecismo no artigo sobre a pena de morte feita pelo Papa Francisco

Autores/as

  • Antônio Edson Bantim Oliveira
  • Ricardo Alves de Araújo

Resumen

O intuito deste trabalho é apresentar a visão da Igreja Católica sobre a questão da pena de morte. A Igreja, sociedade humana e divina, preocupa-se sempre com o bem do homem e da sociedade. Entretanto, ela é histórica, e acompanha a história, assimila costumes e regras, também moldando estruturas e formando pensamentos. Assim, na compilação de sua doutrina, ela tentou explicar muitos assuntos inerentes à complexidade da sociedade humana. Entre eles está a questão da pena de morte. Baseado em uma grande tradição, o Catecismo de 1992 trouxe novamente à tona esta questão, mesmo dizendo que deveria ser aplicado no esgotamento de todos os meios incruentos. Contudo, o tema trouxe desconforto, que caminhou durante mais ou menos 36 anos, até que, em 2018, o papa Francisco declarasse a mudança profunda do tema doutrinal. Nesta perspectiva, refletimos o retorno da primazia e da inviolabilidade da vida humana, aproximando-se cada vez mais na dinâmica de Jesus Cristo, norte de toda a doutrina cristã.

Publicado

2021-03-25

Cómo citar

BANTIM OLIVEIRA, A. E.; ALVES DE ARAÚJO, R. . Da pena capital à Misericórdia que converte e salva: A mudança do catecismo no artigo sobre a pena de morte feita pelo Papa Francisco. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 7–22, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/1. Acesso em: 3 jul. 2024.