Fundamento antropológico para uma pedagogia integral

Autores/as

  • Marly Carvalho Soares
  • Moisés Rocha Farias

Palabras clave:

Antropologia. Pedagogia. Educação. Edith Stein.

Resumen

Para uma atualização do processo educativo que quer acompanhar a espiral histórico-social faz-se necessário estabelecer novos paradigmas. A valorização da antropologia filosófica na pedagogia é sem dúvida uma necessidade estrutural, numa tentativa de responder aos novos desafios colocados pela sociedade que traz de sua vivência variados conflitos até então não trabalhados pela educação “tradicional”. O resgate da essência humana com seus desdobramentos deve levar ao cerne da educação que é gerar uma sociedade onde os participes tenham condições de assegurar dignidade aos seus pares. O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, sobre o tema em pauta e fundamenta-se com maior ênfase nas teorias da filósofa Edith Stein (1893 – 1942), mais precisamente na obra “La estructura de la persona humana”.

Citas

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Publicado

2011-12-30

Cómo citar

SOARES, M. C.; FARIAS, M. R. Fundamento antropológico para uma pedagogia integral. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/188. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos