Responsabilidade social: a busca por uma nova ética na pós-modernidade
Palabras clave:
Responsabilidade Social. Pós-Modernidade. Ética. Terceiro Setor.Resumen
A globalização neoliberal permitiu aos três setores econômicos – governo, empresas e sociedade civil organizada – modificarem suas funções e inovarem. O Segundo Setor – empresas - na busca por novos clientes, fidelidade dos atuais e consolidação de sua marca tem adquirido, nos últimos dez anos, funções sócias e principalmente ambientais, que antes eram somente restritas do Welfare do Estado. Este artigo tem como objetivo refletir sobre essas ações de Responsabilidade Social frente às novas necessidades de mercado, que traz consigo a busca por uma nova ética na Pós-Modernidade. O conflito de ser socialmente justo e ambientalmente correto se depara com a busca pela sustentabilidade econômica empresarial, que visualiza o lucro em curto prazo. A Responsabilidade Social vem para equilibrar esse tripé, ao revelar que a pobreza impede o desenvolvimento empresarial e lucrar a custa da saúde do planeta impossibilita a sustentabilidade empresarial em longo prazo.
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da informação. 2ª ed. São Paulo: EdUnesp, 2001.
GRAYSON, David; HODGES, Adrian. Compromisso social e gestão empresarial. São Paulo: Publifolha, 2002.
RUSS, Jaqueline. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo: Paulus, 1999.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
TOLDO, Mariesa. Responsabilidade Social Empresarial. In: Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Petrópolis, 2002. p. 71-102.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Kairós: Revista Acadêmica da Prainha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Según la licencia Creative Commons International 4.0, es posible:
1) Distribuir el material publicado en cualquier formato, siempre que los créditos de publicación y referencia sean debidamente otorgados a Revista Kairós.
2) Los derechos de autor de los artículos, reseñas y traducciones publicados son de Revista Kairós, así como los derechos de primera publicación.
3) Los autores que quieran publicar sus manuscritos publicados en Kairós en otros medios (capítulos de libros, por ejemplo), deberán remitirse debidamente a la primera publicación en Revista Kairós.
4) Los autores tienen pleno derecho a publicar sus manuscritos publicados en Revista Kairós en sus páginas personales, contanto que la revista sea mencionada.
Para consultar las disposiciones de la Licencia Creative Commons 4.0, acceda aquí.