Responsabilidade social: a busca por uma nova ética na pós-modernidade
Palavras-chave:
Responsabilidade Social. Pós-Modernidade. Ética. Terceiro Setor.Resumo
A globalização neoliberal permitiu aos três setores econômicos – governo, empresas e sociedade civil organizada – modificarem suas funções e inovarem. O Segundo Setor – empresas - na busca por novos clientes, fidelidade dos atuais e consolidação de sua marca tem adquirido, nos últimos dez anos, funções sócias e principalmente ambientais, que antes eram somente restritas do Welfare do Estado. Este artigo tem como objetivo refletir sobre essas ações de Responsabilidade Social frente às novas necessidades de mercado, que traz consigo a busca por uma nova ética na Pós-Modernidade. O conflito de ser socialmente justo e ambientalmente correto se depara com a busca pela sustentabilidade econômica empresarial, que visualiza o lucro em curto prazo. A Responsabilidade Social vem para equilibrar esse tripé, ao revelar que a pobreza impede o desenvolvimento empresarial e lucrar a custa da saúde do planeta impossibilita a sustentabilidade empresarial em longo prazo.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da informação. 2ª ed. São Paulo: EdUnesp, 2001.
GRAYSON, David; HODGES, Adrian. Compromisso social e gestão empresarial. São Paulo: Publifolha, 2002.
RUSS, Jaqueline. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo: Paulus, 1999.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
TOLDO, Mariesa. Responsabilidade Social Empresarial. In: Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Petrópolis, 2002. p. 71-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.