A formação do homem no contexto histórico da crise ambiental: A consciência ecológica frente ao pensamento reducionista

Autores/as

  • Maria Celeste de Sousa
  • Albertino Sérvulo Barbosa de Sousa

Resumen

O propósito e a relevância desse artigo é demonstrar que a formação do homem no contexto da crise ecológica deve ser alicerçada no pensamento ecoespiritualista, pois somente partindo deste principio é possível uma educação ambiental que almeja uma consciência ecológica que não desconsidera a integridade da relação entre homem e natureza, opondo-se, portanto, a educação hegemônica fundamentada no antropocentrismo e ecocentrismo que são pensamentos reducionistas, pois negam a dimensão espiritual da natureza. Na primeira seção discorremos sobre o antropocentrismo, discussão basilar, pois o ecologismo considera que a raiz da crise ambiental é essa doutrina, estabelecida pela filosofia moderna, por ter disseminado a crença do progresso humano no apogeu das ciências naturais. Deste fato decorre que o cientificismo é uma doutrina baseada no antropocentrismo. A principal consequência é o ideário que instrumentaliza a natureza, ou seja, que concebe o homem como a única fonte de valor de tudo que existe. Na segunda parte é exposta a formação humana fundada no ecologismo. Os ecologistas têm apresentado um desacordo quanto ao uso da tecnologia, enquanto uma ala defende apenas o reformismo social para sanar os problemas ambientais causados pelo progresso tecnológico, a vertente radical insinua que se deve parar com esse desenvolvimento e viver somente de acordo com os ditames naturais. Por fim, é apresentado o debate sobre a ecoespiritualidade, isto é, a formação humana fundada no diálogo com o objetivo de resgatar a origem sacra da relação entre homem e natureza, a única capaz de promover uma ética ecológica.

Publicado

2021-03-25

Cómo citar

DE SOUSA, M. C.; BARBOSA DE SOUSA, A. S. A formação do homem no contexto histórico da crise ambiental: A consciência ecológica frente ao pensamento reducionista . Kairós: Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 75–94, 2021. Disponível em: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/5. Acesso em: 25 nov. 2024.